CONHECENDO A GEOGRAFIA NA ESCOLA: O ENSINO EM UMA ESCOLA DE TRÊS LAGOAS/MS
Por: Edvander Ormos • 12/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 494 Visualizações
CONHECENDO A GEOGRAFIA NA ESCOLA: O ENSINO EM UMA ESCOLA DE TRÊS LAGOAS/MS
Patrícia Felix de Araújo[1]
Edvander Cruz Ortuzal Ormos [2]
Valéria Rodrigues Pereira[3]
Eixo Temático: Metodologia, didática e prática de ensino de Geografia
Resumo
Este trabalho é resultado de uma de pesquisa proposta pela disciplina de Prática de Ensino I do Curso de Licenciatura em Geografia e teve por objetivo analisar o que e como se ensina Geografia na atualidade. Essa investigação foi realizada em uma escola do município de Três Lagoas/MS, e possibilitou algumas reflexões como a geografia é trabalhada no cotidiano escolar e a desenvolver um material didático para contribuir com o ensino na disciplina da escola estudada.
Palavras-chave: Prática de Ensino; Pesquisa; Material didático.
Abstract
This work is the result of a research proposal by I Teaching Practice Discipline Degree in Geography and aimed to analyze what and how they teach geography today. This research was carried out in a school in the municipality of Três Lagoas/MS, and made it possible to understand how geography is worked into the school routine and develop a courseware to contribute to teaching the discipline of the studied school.
Keywords: Teaching Practice; Search; Courseware.
Introdução
Com os desdobramentos da Geografia ao longo do tempo, existe uma preocupação como a geografia é ensinada atualmente na escola e com intuído de analisar essa situação, a disciplina de Prática de Ensino em Geografia I do Curso de Licenciatura em Geografia da UFMS-Campus de Três Lagoas propôs aos acadêmicos um estudo em uma escola pública.
Por meio do levantamento de informações, aplicação de questionários para alunos e diálogos com professor foi possível reconhecer as práticas de ensino que os alunos se identificam e ponderar como a geografia é trabalhada no cotiando escolar. Além disso, ao final da pesquisa foi desenvolvido um material didático com finalidade de colaborar com o trabalho do professor. O ensino de geografia faz parte do processo de formação do aluno para compreender o espaço construído e que se transforma. Como afirma Oliveira (2003, p.142) “[...] Cabe à geografia levar a compreender o espaço produzido pela sociedade em que vivemos hoje, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nela se desenvolvem e a apropriação que essa sociedade faz da natureza”.
Entretanto, apesar dos avanços, a geografia crítica na escola ainda não se desenvolveu plenamente. Desse modo, devemos buscar e construir com a geografia crítica no ensino, caminhos onde o aluno apreenderá que o conhecimento também é domínio. Acreditamos, que o educando se torna coautor do saber, com debates e textos adequados a realidade social que permitem posicionar sobre o futuro e construir sua cidadania.
Desenvolvimento e resultados
Para realização do trabalho foram elaborados questionários contendo perguntas de múltipla escolha e questão dissertativa relacionados à aula de geografia, e também um roteiro de entrevistas direcionado ao professor. Além disso, ao final, foi confeccionado um material didático para colaborar com ensino da disciplina na escola. O material escolhido foi a bússola, por ser um instrumento de localização, feita de materiais bem baratos e de fácil acesso.
O trabalho foi realizado durante o primeiro semestre letivo de 2016, com alunos do 7° ano de ensino fundamental e professor de geografia em uma escola municipal da cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Com base na pesquisa, o plano de ensino que o professor utiliza é feito de acordo com currículo do Estado, ou seja, o Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul (2012). Com relação ao material didático, entre recursos didáticos mais utilizados estão o audiovisual e mapas. Sobre as práticas de ensino, o professor relatou que sempre fazem debates em sala de aula, utilizam a internet como ferramenta de pesquisa, trabalham com maquetes. Os métodos avaliativos consideram as atividades realizadas, tais como, trabalhos em grupo ou individuais, envolvimento nas discussões e participação na aula. Entretanto, o professor acrescenta que o melhor aproveitamento das aulas é dificultado pela falta de interesse e compromisso de alguns alunos.
A geografia por seu objeto e método é uma ciência que estuda o espaço, as relações da sociedade com a natureza, e devemos nos perguntar por que no ensino é apresentada de algumas vezes cheia de informações, como se a disciplina ficasse apenas no passado ou servisse apenas para explicar clima, vegetação e cidades. Esse muro construído entre o saber geográfico, foi taticamente escondida em labirintos de dois caminhos, denominados por Yves Lacoste (1988) como geografia dos estados maiores e a geografia dos professores. Tal abordagem, ainda percorre um caminho que precisa de mudanças no ensino da disciplina.
Na pesquisa com os estudantes foram entrevistados vinte e cinco alunos e após tabulados os dados obtivemos resultados interessantes. A respeito do material didático, a totalidade dos alunos respondeu, que o livro didático é principal material. Quanto aos conteúdos geográficos, 12% das respostas apontam que há debates dos conteúdos de geografia em sala de aula, em contrapartida a maioria, 84% responderam que “as vezes” acontecem debates e 4% responderam que “nunca” há debates. A geografia é área de conhecimento importante para compreender as realidades da sociedade e na atualidade, as inúmeras transformações do mundo atual, sua relevância ganha mais espaço na formação dos estudantes. Para Libâneo (2002) umas das premissas referidas defende o raciocínio lógico atrás de métodos didáticos, que faça o aluno pensar e transmitir o conhecimento.
...