Catástrofe ocorrida em alagoas e Pernambuco em 2010
Por: GuilherminaSilva • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
Catástrofe Ocorrida em Alagoas e Pernambuco
Voltando a catástrofe ocorrida em Alagoas e Pernambuco em junho de 2010, com as fortes chuvas e enchentes que destruíram e inundaram cidades, deixando mortos e desaparecidos, leigos ao verem notícias desse porte nos telejornais podem analisar a situação de forma imediatista e fatídica, como apenas uma reação da natureza e que por isso mais uma catástrofe na história.
No entanto, ao que parece aos nossos olhos como apenas um fenômeno natural abarca diversas questões que interligam as relações entre o natural e o antrópico, sociedade e natureza, segundo Bezerra (2010). Para tanto, devemos nos atentar ao fato de que os fenômenos naturais vem ocorrendo de forma desiquilibrada a nível global já como resultado da ação humana, ou antrópica, que emanam interferência direta no espaço outrora natural.
A catástrofe ocorrida em Alagoas e Pernambuco é um reflexo direto desse tipo de relação, uma vez que foi dada pelo natural – às chuvas características do período e as enchentes nos rios –, e pelo antrópico – a ocupação do leito dos rios e regiões muito próximas a eles ou de bacias hidrográficas que foram inundadas no evento citado acima.
Assim a tragédia ocorrida perpassa não só âmbito natural, chegando também ao social, uma vez que afetou milhares de famílias, deixando-as desabrigadas e, ainda, por haver a necessidade de intervenção e estratégias governamentais, como a criação de políticas públicas de prevenção à esse tipo de situação, bem como a projeção das cidades para que não sejam edificadas nas encostas dos rios, destruindo a vegetação nativa daquela região e sendo atingidas por enchentes.
Se esses fatores não são levados em consideração podem ocorrer catástrofes como a mencionada acima, que atualmente ainda existem danos nas cidades atingidas, como famílias que ainda não receberam uma nova moradia e outras que ainda vivem nos locais de risco, ou mesmo outras que ainda não reestruturaram seu comércio.
Referências
BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos. Et al. Fundamentos da Ciência Geográfica/Licenciatura em Geografia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife – PE. 2010.
...