Desafio Profissional
Por: Marivaldopereira • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 238 Visualizações
Desafio Profissional 3º Semestre
Atenção para a construção do referencial teórico, citando corretamente as obras e os autores utilizados.
Desafio Profissional Curso de Geografia 3ª série
Desafio Profissional A Escola Desenvolvimento Integral foi escolhida para participar de um concurso de projetos de aprendizagem em geografia cujos temas são de grande vulto para a sociedade. Neste ano, o tema deste concurso é: Construindo a Igualdade de Gênero e Etnia.
Disciplinas norteadoras: Organização e Regionalização do Espaço Mundial, Geografia da População e Ambiente, História do Pensamento Geográfico, Geografia do Brasil, Direitos Humanos e Geografia Cultural
Objetivos Gerais
Favorecer a aprendizagem. ⎫ Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. ⎫ Promover o estudo dirigido a distância. ⎫ Desenvolver os estudos independentes e sistemáticos e o autoaprendizado. ⎫ Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. ⎫ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. ⎫ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. ⎫ Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Objetivo Especifico
Construir um projeto de aprendizagem voltado aos alunos do ensino médio, relacionando gênero, etnia e população economicamente ativa (PEA) no Brasil.
Produção acadêmica
Construção de um projeto de intervenção pedagógica, considerando um cenário hipotético, voltado aos alunos do ensino médio da Escola Desenvolvimento Integral e que relacione gênero e etnia com os dados sobre a PEA.
Atividades Dinâmicas:
1º Procedimento: formulação e aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturada que seria a base de coleta de dados na comunidade escolar; A escolha por uma entrevista semiestruturada se deve ao fato de esse tipo de obtenção de dados dar mais liberdade, ao entrevistado e ao entrevistador, em colocar seus apontamentos e ceder mais informações(Os questionamentos dariam frutos a novas hipóteses surgidas a partir das respostas dos informantes favorecendo assim não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações
Para se aproximarem teoricamente desse tipo de entrevista, vocês realizaram a leitura e discussão do texto de Eduardo José Manzini Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Disponível em: Pesquisar Googlo. Acesso em: 26 out. 2016. Para o passo 1 é necessário que você leia o texto de Eduardo José Manzini, Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016. Nele você encontrará informações que te ajudarão a elaborar o roteiro de entrevista semiestruturada, levando em consideração principalmente o objetivo da investigação e, consequentemente, da pesquisa e do projeto de modo geral. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa, de Márcia Tourinho Dantas Fraser e Sônia Maria Guedes Gondim. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2016. Nesse artigo, as autoras irão discutir a entrevista enquanto um instrumento qualitativo de obtenção de dados, realizando contrapontos com a entrevista como instrumento quantitativo. Elas realizam, também, uma caracterização das entrevistas qualitativas quanto a estrutura, tipos, objetivos, papel dos participantes, dentre outros.
Após a discussão sobre o texto, vocês elencaram alguns pontos que necessariamente deveriam ser abordados nas perguntas que comporiam o roteiro da entrevista. ⎫ Escolaridade. ⎫ Gênero. ⎫ Etnia. ⎫ Membros da família. ⎫ Fonte de renda. ⎫ Jornada de trabalho. ⎫ Regime de contrato de trabalho. ⎫ Responsável pela renda. ⎫ Como se deu o ingresso no mercado de trabalho. ⎫ Situações de preconceito (gênero e etnia) no mercado de trabalho. ⎫ Função ocupada pelo(a) responsável pela fonte de renda.
Em seguida, vocês elaboram 15 questões que foram aplicadas às famílias da comunidade escolar destinadas a investigar a existência ou não de desigualdade de gênero e etnia na comunidade escolar da Desenvolvimento Integral.
Obs.Não se esqueça de apontar a elaboração e aplicação deste roteiro de entrevista no tópico “metodologia” do projeto de aprendizagem (passo 3 deste Desafio Profissional).
Passo 2 – Análise crítica dos dados da Estatística de Gênero – IBGE 2014
Para o passo 2, o principal instrumento teórico que irá te orientar será a seção Estatísticas de Gênero, do site do IBGE. Disponível em: . Acesso em 27 out. 2016. Nesse site é possível selecionar gráficos, tabelas e cartogramas por tema, região, gênero e etnia. Assim, constitui-se um modo de enriquecer sua produção textual. A publicação completa da Estatística de gênero: uma análise dos resultados do censo demográfico 2010 está disponível em:WWW........
e demonstra as análises dos dados do censo demográfico de 2010, levando em consideração, especialmente, a questão do gênero e da etnia. Ainda neste passo, o livro Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) poderá te auxiliar na obtenção de dados oficiais e de referências teóricas que poderão enriquecer sua produção textual e o tópico “referencial teórico” do projeto (passo 3). Esse livro é composto por artigos e estudos de teóricos da área de políticas públicas, direitos humanos, economia, assistência social, entre outras. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2016.
2º Procedimento: uma realização de uma produção textual crítica tendo como base de análise os dados sobre mercado de trabalho e rendimento, oriundos da publicação Estatística de gênero: uma análise dos 4 resultados do censo demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fim de expor e contrapor dados oficiais do território nacional sobre a existência ou não de desigualdades de gênero e etnia na PEA nacional e, ainda, auxiliar na elaboração do referencial teórico do projeto.
...