FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: LOULOU2015 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Objetivo
• Analisar a pertinência ou não da legislação quanto à garantia da Educação Inclusiva. Descrição da atividade:
Documentos nacionais importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 3994/96); o Parecer 9/2001 CNE/CP publicado pelo Conselho Nacional de Educação, que orientou sobre a organização dos cursos de formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/ CEB nº. 1/02), sinalizaram a necessidade de investimentos na formação docente para atuação na Educação Inclusiva.
No entanto, você acredita que somente a regulamentação de Leis é suficiente para se obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade? Justifique sua resposta a partir do que estudamos.
As Leis são importantes no nosso país e devem ser respeitadas e cumpridas, mas não é suficiente para obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade. Todo o processo de inclusão dos alunos especiais a escola básica, requer vários investimentos e mudanças na infraestrutura das escolas, na reorganização dos planos escolares, na preparação e qualificação dos professores aptos a lidar com várias diversidade dentro da sala de aula, na política, nos currículos e exclusivamente na valorização do profissional da educação "o professor".
A lei facilitou o acesso dos alunos com deficiência especiais a escola regular, mas não atribuiu ao ambiente escolar os recursos necessários, para que esses alunos obtenha uma educação apropriada e de qualidade. Os alunos admitido são aqueles que : (…) possuem condições de acompanhar as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais. (MEC, 1994: p.19) E a falta de preparação ou a qualificação dos professores em desempenha múltipla funções de ensinamento, tanto dos alunos normais como também dos alunos especiais. Que de fato atrasa o desenvolvimento e o rendimento em sala de aula, se não tiver apoio (reforço - representada por um segundo professor ao alunos especiais), que complementará todas as disciplina. Portanto os alunos com necessidades especiais não estão encontrando no ambiente escolar, as condições mínimas necessárias para aprender. O que requer do poder público responsabilidade e mais atenção sobre o assunto exposto, pois há falta de recursos para melhorias no âmbito escolar. Em garantir as condições necessárias aos alunos de deficiência especiais, que contribui na superação das desigualdades existente na sala de aula e exclusivamente na sociedade.
Por outro lado as Diretrizes Curriculares Nacionais, na formação de professores da Educação básica (Resolução CNE/CEB nº. 1/02), em que ..." estabelecem que as instituições de ensino superior devem prever, em sua organização curricular, a formação docente para o atendimento da diversidade, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais".
Conforme a lei, as instituições de ensino superior adotaram nas grades dos cursos de formações de professores a disciplina Fundamentos da Educação Inclusiva ou Fundamentos da Educação Especial. Mas sabemos que na prática, só a preparação da formação dos professores
...