Linhas ocidentais para o conceito de natureza
Relatório de pesquisa: Linhas ocidentais para o conceito de natureza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelmartins91 • 4/12/2014 • Relatório de pesquisa • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 335 Visualizações
Vertentes ocidentais para o conceito de natureza:
- Antropocêntrica: linha de pensamento que põe o Homem no centro do Universo.
- Biocêntrica: todas as formas de vida são igualmente importantes.
As visões da natureza:
- conservacionismo (Pinchot e Nash) é o uso dos recursos naturais pelas gerações presentes e futuras, sem desperdício. (uso dos recursos; prevenção de desperdício; uso dos recursos, assegurando as gerações futuras com consciência).
– preservacionismo (Thorou) reverência à natureza no sentido de apreciação estética e espiritual da vida selvagem. Pretende proteger a natureza contra o desenvolvimento a qualquer preço.
Os processos energéticos da biosfera obedecem às duas leis da termodinâmica, onde a 1ª Lei diz que “a energia do universo é constante, ou seja, não pode ser criada nem destruída, apenas transformada”, e a 2ª Lei diz que a “entropia no universo tende ao máximo, assim, a cada transformação a energia passa de uma forma mais organizada e concentrada (energia de alta qualidade) a outra menos organizada e mais dispersa (energia de baixa qualidade – calor)”. Podemos observar, então, as duas leis num fluxo contínuo e num único sentido da energia solar na biosfera, onde a energia luminosa é captada pelas plantas e transformada em energia química ou absorvida pela água, ar e solo e, posteriormente, em ambos os casos, transformada em energia calorífica que é irradiada para o espaço. Nesse contexto, a Terra é um sistema aberto.
O sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. A energia solar não é distribuída igualmente sobre a Terra.
Atmosfera é uma mistura de gases que envolve a Terra e que acompanha seus movimentos de rotação e translação. Camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. Camada essencial para a vida e o funcionamento ordenado dos processos físicos e biológicos sobre a Terra. Protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contem os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece água necessária para a vida.
Troposfera (até cerca de 15km de altitude) – contém 80% em massa dos gases atmosféricos; temperatura atinge até cerca de -60°C; e a zona limite chama-se tropopausa).
Estratosfera (de 15km a 50km) – contem a camada de ozônio; temperatura aumenta de -60°C até cerca de 0°C; a zona limite chama-se estratopausa.
Mesosfera (de 50km a 80km) – camada mais fria da atmosfera, atingindo -100°C, pois a irradiação solar é muito fraca; a zona limite chama-se mesopausa.
Termofera (de 80km a 800km) – atinge-se as temperaturas mais elevadas, podendo chegar aos 2000°C, pq a absorção das radiações de energia é alta.
Exosfera (mais de 800km acima do nível do mar) – parte exterior da atmosfera que se dilui no espaço.
Processos energéticos utilizados pelos Seres Vivos:
- Processos que levam a formação de compostos orgânicos (alimento) ricos em energia a partir de CO2 e H2O (processo de biossíntese):
- Fotossíntese: quando a energia utilizada para a síntese do alimento provém da luz. (seres autotróficos).
– Quimiossíntese: quando a energia utilizada para a síntese do alimento provém da oxidação de compostos inorgânicos. (bactérias, quimiossintetizador).
- Processos que levam à liberação da energia contida nos alimentos (processo de biodegradação):
- Respiração Aeróbica: quando o receptor final dos hidrogênios é o oxigênio.
– Respiração anaeróbia: quando o receptor dos hidrogênios é uma substância diferente do oxigênio (inorgânicas).
– Fermentação: quando o receptor dos hidrogênios é uma substância orgânica subproduto da reação em questão.
Processo Ciclagem: todos os elementos retirados do meio devem ser restituídos ao meio, através da biodegradação, para novas biossínteses.
Ecologia: Estudo das condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existente entre esses seres vivos e o seu meio.
– Auto-ecologia: parte que estuda as respostas das espécies aos fatores ambientais, em função de suas fisiologias e respectivas adaptações.
– Dinâmica das populações: estuda as inter-relações entre as espécies, suas causas e consequências.
– Sinecologia: estuda as interações entre as diferentes espécies que ocupam um mesmo ambiente, como estas se interrelacionam e de que maneira interagem com o meio ambiente.
Meio ambiente: conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e de possibilidades para uma dada espécie: o meio ambiente é tudo que nos cerca.
Habitat: local onde vive um organismo, ou ainda, é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas (nutrição, proteção e reprodução).
Nicho ecológico: é o papel de uma espécie numa comunidade, como ela faz pra satisfazer suas necessidades.
Fator Ecológico: Todo elemento do meio capaz de agir, direta ou indiretamente, sobre os seres vivos, pelo menos em
...