O Desafio Profissional
Por: tsiri • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Thális Moscoso de Oliveira– RA 2851178561
DESAFIO PROFISSIONAL
SÃO GONÇALO / RJ
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Thális Moscoso de Oliveira– RA 2851178561
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional das disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade do Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: à distância: Maria Cláudia Tiveron Leme da Costa.
SÃO GONÇALO / RJ
2015
2 – INTRODUÇÃO
O Desafio Profissional das disciplinas, Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade do Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, nos faz avaliar as questões de diversidade e multiculturalismo aplicada na Escola. Quando falamos de multiculturalismo e diversidade, estamos falando de culturas que proporcionam ao aluno um enriquecimento cultural, fazendo com que ele reconheça as diferenças da individualidade de cada um.
Vamos apresentar o multiculturalismo aplicado em uma escola, os principais aspectos abordados nos documentos referentes ao tema e vamos trabalhar diretamente com desenhos elaborados pelos alunos, desenhos esses que vamos traduzir para os alunos dentro do nosso tema.
3- DESENVOLVIMENTO
Passo 1 - Imagine que você faz parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber , faça um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
Documento: | Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo. |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) | Este Parecer visa a atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP 06/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Desta forma, busca cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Art. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I, § 1° do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. |
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) | “A escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças — não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; podem e devem, portanto, ser fator de enriquecimento. Concluindo, a atenção à diversidade é um princípio comprometido com a eqüidade, ou seja, com o direito de todos os alunos realizarem as aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização”. Pag 63 |
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana | Art. 9° Nos fins, responsabilidades e tarefas dos órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, será previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. Pag 21 |
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. | Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade. Pag 35 |
Passo 2- Realize uma pesquisa na internet e encontre uma comemoração escolar voltada para o Dia dos Pais ou das Mães realizada por uma instituição de ensino. Analise criticamente o conteúdo encontrado e relate em um texto de até 20 linhas suas impressões em relação a observância a diversidade e ao multiculturalismo no evento que você indicar.
Título: Comemoração do dia dos Pais do Colégio Bagozzi
Disponível em: http://www.bagozzi.edu.br/noticias/3023/educacao-infantil-promove-festa-do-dia-dos-pais/
Acesso em: 12/03/2015
O Colégio Bagozzi, de Curitiba, PR, realizou uma festa para o dia dos Pais no Centro Esportivo Bagozzi. Os pais tiveram a oportunidade de participar das atividades que ocorreram no local, junto com os seus filhos. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Adriane Pinheiro da Silva “foi um momento único e mágico. Ver os pais brincando com seus filhos é emocionante”.
Foi feito com os pais e com os alunos, oficinas de tinta, bexiga, legos, construção com palitos e circuito. Com essas oficinas podemos perceber claramente a ideia do multiculturalismo sendo aplicada no evento, pois alguns pais naquele momento tenham tido dificuldade em algumas oficinas que outros que tinham aptidão puderam ajudar, ou seja, o trabalho em equipe com respeito às diversidades pode funcionar perfeitamente entre pais e alunos.
A Unidade Escolar precisa implementar a cada dia no ambiente escolar a questão do multiculturalismo, pois para dar conta da formação do cidadão do século XXI, a escola deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento, preparando o educando para a transformação do mundo. Pela convivência com as diversas manifestações culturais, impregnadas de crenças, costumes e valores, espera-se que cada indivíduo passe a reconhecer e respeitar o direito do outro à diversidade. É necessário que o educador reconheça que a humanidade caracteriza-se pela produção da linguagem como sistema simbólico, que torna possível a construção de referências culturais, o desenvolvimento cognitivo e a formação e circulação de valores; que as diversas formas de expressão dos educandos devem ser respeitadas, em função da sua história de vida. No final do evento pais e filhos participaram de uma aula de ginástica, e receberam a benção do padre Giovanni Errittu, onde simultaneamente mostra de forma clara o objetiva o incentivo da atividade física para evitar problemas futuros e o respeito a diversidade religiosa, independente de crédulo.
...