O Estudo econômico
Por: jade.5 • 13/4/2024 • Abstract • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 67 Visualizações
Se tratando da desglobalização, o bello interpretou a desglobalização comouma laternativa necessaria, sendo: um enorme crescimento na pobreza, desigualdade e estagnação dos sistemas globalizados de produção.
Ele afirma que a desglobalização trata-se de orientar as economias da ênfase na produção para exportação para a produção para o mercado local.
Ele se refere a isso, para que cada país fosse orientado a não investir no internacional, mais que investissem um pouco no interno de seus países como: disytribuição de renda e de terra para tentar diminuir o desequilibrio ambiental.
COLONIALISMO:
No colonialismo vão tomar o mercado, e aí só podem comprar os produtos de quem tomou o mercado.
IMPERIALISMO:
Não vai só tomar o mercado como vender as mercadorias
CAPITALISMO:
Um dinheiro que perde liquidez até obter o lucro dessa produção ampliada
AJUSTE ESPACIAL (spatial fist) :
Deslocamento das unidades produtivas em busca de condições mais vantajosas de acumulação capitalista.
Globalização -> revolução tecnológica (microeletronica/digitalização) as informações chegam para todos n importa a qual lugar do mundo, por causa da tecnologia.
-> revistas dos transportes (isto se da por cadeias globais de valor)
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO (visão do Milton santos)
-> fabula - unicidade tecnica
-> pervesidade - convergência dos momentos (onde varias pessoas presencie um unico momento de uma vez só)
-> outra globalização - cognoscibilidade do planeta (A facilidade de se ver o planeta por meio de mapas e imagens de satelites)
EVENTOS DE DESGLOBALIZAÇÃO
-> crise de 2008 (A crise financeira de 2008 foi uma grave crise econômica mundial que teve origem nos Estados Unidos, principalmente no setor imobiliário. A bolha imobiliária estourou e diversos bancos e instituições financeiras que haviam concedido empréstimos hipotecários de alto risco entraram em colapso. A crise se espalhou rapidamente para outros setores da economia, causando uma grande instabilidade nos mercados financeiros globais. Milhões de pessoas perderam seus empregos, empresas faliram e muitos países entraram em recessão.
-> guerra da síria/ primavera árabe ( A guerra na Síria é um conflito complexo que teve início em março de 2011, durante a chamada Primavera Árabe. O conflito começou como manifestações pacíficas pedindo reformas políticas e democráticas, mas gradualmente se transformou em uma guerra civil brutal envolvendo múltiplos grupos armados, incluindo forças do governo sírio, rebeldes, grupos extremistas como o Estado Islâmico e milícias curdas. A guerra na Síria resultou em centenas de milhares de mortes, milhares de deslocados internos e milhões de refugiados. A destruição causada pelo conflito é imensa, com cidades inteiras em ruínas, infraestruturas devastadas e uma grave crise humanitária)
-> pandemia de covid-19 ( iniciou em dezembro de 2019, se propagando por todo o mundo) perda de mercados de trabalhos por terem de ficar em quarentena, apenas algumas redes de mercado favoreceu como de empresa alimenticias e redes de supermercados, pois é algo de extrema necessidade.
Capitalismo -> sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro
FORDISMO: sistema criado para a industria no intuito de aumentar a produtividade e diminuir os custos de produção.
No fordimos exixistia uma linha de monatgem, padronização do produto, aumento da produtividade e consequentemente disso o aumento dos estoques. Acontece que ocorria a produção em massa no fordismo, e para acontecer esse produção em massa, teria de haver um consumo em massa.
Então, haverá a transição de regime de acumulação e modo de regulamentação.
Isto é o principal causador da crise do fordismo que é caracterizado justamente por sua rigidez.
Essa rigidez se da pela padronização do produto, as normativas, rotinas d eprodução e os estoques devido a alta demanda -> Nisso podendo até ocorrer a demanda efetiva, quando há muita mercadoria estocada e não há chances de conseguir vender.
...