O TÉCNICO INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES
Por: Vitorialoi • 20/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 100 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul
CURSO: TÉCNICO INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES.
ANO/SÉRIE/MÓDULO: 3º.
ANO LETIVO: 2022.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
PROFESSOR: FRANCISCO GOMES RIBEIRO FILHO
ALUNOS: ARTHUR DE SOUSA SOARES, KAMILLY MARIA MELO FARIAS DIAS E MARIA VITÓRIA SILVA FERREIRA.
GLOBALIZAÇÃO
TERESINA
2022
Globalização
A globalização é um processo multifacetado em que se verifica um forte viés econômico, mas que transcende o âmbito da economia, manifestando-se também em outras dimensões. Um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
- Causas
- Marcado pelas Grandes Navegações, quando houve a exploração de rotas marítimas e comerciais pelas principais potências mundiais da época;
- Hegemonia do sistema capitalista de produção;
- A ocorrência das sucessivas revoluções industriais, com o desenvolvimento de tecnologias diversas, culminou na integração produtiva do planeta em larga escala, consolidando o processo de globalização.
- Características
- Aumento das relações econômicas;
- Avanços tecnológicos. Revolução nos sistemas de transporte e comunicação;
- Urbanização e consumismo;
- Formação de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
- Internacionalização do capital. Empresas multinacionais e transnacionais.
- Fases
- 1° fase (1450-1850): Grandes navegações, mercantilismo, expansionista – Primeira Revolução Industrial;
- 2°fase (1850-1950): Segunda Revolução Industrial – novas tecnologias, industrialização, urbanização, fase imperialista;
- 3° fase (1950-1989): Terceira Revolução Industrial - Capitalismo supranacional e bipolarização;
- 4° fase (fase atual): Período atual da humanidade. Marcada pela hegemonia do sistema capitalista de produção em quase todo o globo e pela forte integração cultural entre os países.
- Globalização informacional
- A dinamização e a sofisticação dos meios de comunicação são marcas visíveis da globalização. Com a internet e os celulares a comunicação se ampliou tornando a informação instantânea e próxima quando estamos conectados a uma rede.
- Globalização cultural e geográfica
- Corresponde à difusão de elementos culturais em escala planetária, da mesma forma como pode ser relacionada ao aumento da circulação de pessoas pelo espaço mundial e nas trocas socioculturais e relações que são estabelecidas nesses deslocamentos. O espaço geográfico é mais global que nunca, podendo ocorrer perda de tradicionais identidades;
- A ideia de horizontalidade está ligada à noção de lugar. Já a ideia de verticalidade está associada a uma relação de distância.
- Globalização política
- Os fóruns e organismos internacionais se transformaram no palco privilegiado das decisões políticas e econômicas. Por isso, os blocos econômicos tentam dar aos cidadãos participação política seja através de parlamentos a fim de que se construa um espaço de discussão.
- Globalização econômica
- Caracteriza-se pelo intenso processo de internacionalização da economia com a respectiva descentralização do processo produtivo e o incremento maciço do consumo globalizado. A descentralização do processo produtivo pelo mundo, fenômeno provocado pelo processo de expansão de grandes corporações multinacionais, passaram a desenvolver suas atividades em países espalhados pelo mundo.
- O Brasil na globalização
- O Brasil integra o processo de globalização desde o período das Grandes Navegações, quando atuou como um importante fornecedor de matérias-primas para o mercado mundial, com a exploração empreendida pela colonização portuguesa. Porém, a globalização intensificou-se no Brasil somente a partir da segunda metade do século XX, quando o país passou a integrar de forma mais atuante a cadeia produtiva global, com o crescimento da industrialização nacional. No âmbito local, a globalização culminou no aumento da integração da hierarquia urbana brasileira, no desenvolvimento do mercado interno e no maior acesso aos produtos manufaturados. A globalização também resultou no aumento da desigualdade socioespacial brasileira.
- Pontos positivos
- Avanços tecnológicos;
- Fluxo de mercadorias, informação, capitais e pessoas ao redor do globo;
- Crescimento econômico dos países emergentes;
- Ampliação do alcance dos mercados internacionais;
- “Diminuição de distâncias”: modernização dos meios de transportes.
- Pontos negativos
- Elevada pressão sobre os recursos naturais, amplamente utilizados para a produção de bens manufaturados e exploração de mão de obra barata;
- Lucro de empresas transacionais fica nos países sede;
- Padronização cultural;
- A acentuação da desigualdade social, especialmente em países emergentes e menos desenvolvidos.
REFERÊNCIAS:
- Livro didático
- https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul
CURSO: TÉCNICO INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES.
ANO/SÉRIE/MÓDULO: 3º.
ANO LETIVO: 2022.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
PROFESSOR: FRANCISCO GOMES RIBEIRO FILHO
ALUNOS: ARTHUR DE SOUSA SOARES, KAMILLY MARIA MELO FARIAS DIAS E MARIA VITÓRIA SILVA FERREIRA.
O MERCOSUL, O NAFTA E A APEC
TERESINA
2022
MERCOSUL
O Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, é um bloco econômico do qual o Brasil faz parte. Surgiu em 1991 a partir da assinatura do Tratado de Assunção. Tinha como objetivo ser um mercado comum, mas isso ainda não foi consolidado, no momento se caracteriza apenas como união aduaneira.
...