O Uso do Petróleo
Por: annetochetto • 2/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 418 Visualizações
Escola Estadual de Educação Básica Viadutos
Ensino Médio Politécnico
Projeto de pesquisa
Nome: Anne Karoline Tochetto
Prof ª: Maríndia Bittarello
Viadutos, dezembro 2014
TEMA
O Uso do Petróleo
INTRODUÇÃO
Nessa pesquisa procuramos esclarecer para que se é utilizado o petróleo, o que ele é, as desvantagens que ele causa para o meio ambiente, a origem da indústria petrolífera, entre outras coisas.
Decidimos que é importante pesquisar sobre isso, pois, muitas pessoas desconhecem a grandiosidade dessa energia e como ela afeta o nosso cotidiano.
O petróleo é um fóssil utilizado na fabricação de combustíveis que servem como energia e que exige muito estudo e muito dinheiro aplicado, com isso, o petróleo está totalmente ligado à economia dos países.
Também mostraremos nessa pesquisa que o Brasil é um dos grandes produtores de petróleo graças a Petrobras criada em 3 de outubro de 1953, pelo ex-presidente Getúlio Vargas.
PROBLEMAS
- Qual o principal uso do Petróleo?
- Quais as vantagens e desvantagens que o uso do petróleo traz ao meio ambiente?
OBJETIVO GERAL
- Investigar o uso do petróleo nas diferentes atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Pesquisar para que é utilizado o petróleo.
- Identificar as vantagens e desvantagens do uso do petróleo.
- Estudar formas de energias alternativas para substituir o petróleo.
JUSTIFICATIVA
É importante esse projeto de pesquisa para trazer conhecimento sobre o tema, como o petróleo evolui através do tempo, e a sua exploração. Diante dos impactos ambientais que o meio ambiente vem sofrendo, discutir sobre as vantagens e desvantagens da exploração do petróleo contribui para o debate desse recurso natural que causa tanta polêmica no mundo atual.
BASE TEÓRICA
Surgimento do Petróleo
Há várias teorias sobre o surgimento desse recurso natural tão abundante, a mais aceita (e conhecida) é que ele foi formado através de restos orgânicos de animais e vegetais (principalmente o plâncton) que ficaram milhares de anos depositados no fundo de mares e lagos sofrendo transformações químicas.
O que é?
De acordo com Nascimento e Moro, o petróleo é uma matéria-prima rica e diversificada, pois ele é composto por mais de 40 mil substâncias (a quantidade de substâncias e as suas diversidades estão relacionadas a sua origem: microbiana)
O petróleo é atualmente a principal fonte de energia e serve também para a produção de muitos outros produtos como benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos.
Petróleo vem do latim Petroleum, petrus significa pedra e oleum- óleo, “óleo da pedra”.
Origem da indústria petrolífera
O primeiro poço moderno perfurado foi no ano de 1846 em Bibi-Heybat, no Azerbaijão, que foi o maior produtor de petróleo no século XIX. Quatro anos depois, James Young teve de criar diversos processos de refinação, após descobrir que o petróleo podia ser extraído do xisto betuminoso e do carvão.
O primeiro poço perfurado nas Américas foi no Canadá, em 1958. No outro ano, no mês de agosto, Edwin Laurentine Drak, norte-americano que perfurou o primeiro poço dos Estados Unidos, numa profundidade de 21m, a procura de petróleo, profundidade considerada pequena se compararmos com as escavações de hoje, que ultrapassam os 6000m.
O petróleo foi o grande propulsor da economia internacional durante muitas décadas. No início dos anos 70 chegou a representar no consumo mundial de energia primária 50% dessa quantidade. Segundo a Agência Internacional de Energia, em 2003, ele representava ainda cerca de 43%, e deverá manter-se expressiva por várias décadas.
As vantagens do uso do petróleo
- Alta Densidade de Energia - O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia;
- Fácil disponibilidade, Infraestrutura de Transportes e Uso - O petróleo é distribuído em quase todas as partes do mundo. E para transporta-lo é necessária uma grande infraestrutura, pode ser transportado através de navios, oleodutos e navios petroleiros;
- Fácil de refinar - O petróleo não é difícil de refinar. O óleo está sendo extraído das costas, nos mares e também nas areias betuminosas;
- Constante fonte de alimentação e confiabilidade - Diferente da energia eólica e solar, o petróleo pode produzir uma quantidade de energia alta e confiável.
Impactos socioambientais
A partir da energia de derivados de petróleo os principais impactos decorrem da emissão de poluentes na atmosfera. Os mais problemáticos
são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso N2O. Os chamados gases do efeito estufa.
“Pelo menos parte das mudanças climáticas verificadas nas últimas décadas, entre elas o aumento da temperatura média do planeta, tem sido atribuída ao aumento da concentração desses gases na atmosfera. Grande porção dessas emissões decorre da queima de combustíveis fósseis
(petróleo, carvão e gás natural) para a geração de energia elétrica.” (ANEEL, 2014 p.7)
Energias alternativas para substituir o petróleo
Hidrogênio
O H2 é o elemento mais abundante do universo, utiliza-lo reduziria a poluição sonora, a emissão de partículas na atmosfera, como fumaça e fuligem, a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o CO2 e o CH4.
Energia Eólica
[pic 1]Nas energias renováveis se destaca a eólica, com um crescimento de 25% anual na última década. A capacidade mundial atual da energia produzida pelo vento é de mais de 27.000 MW, e pode continuar aumentando.
...