QUESTÕES SOBRE ROGER E EU, FILME DE MICHAEL MOORE, 1989, EUA.
Por: Karin Berwanger • 16/1/2017 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 783 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS CHAPECÓ
CURSO DE GEOGRAFIA
TRABALHO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA:
QUESTÕES SOBRE ROGER E EU, FILME DE MICHAEL MOORE, 1989, EUA.
Karin Berwanger
CHAPECÓ – SC
2016
O filme apresenta os planos da empresa General Motors, em fechar suas industrias nos Estados Unidos, em especial a filial na cidade de Flint.
A fábrica General Motors, instalada em Flint desdá década de 30, era a fonte de renda da cidade. A população, indústria, comercio e outros negócios sobreviviam em razões da fábrica. Na década de 80 o presidente da General Motors, Roger Smith, decidiu fechar as filiais das empresas no EUA, entre elas a de Flint. A empresa dava lucro, mas mesmo assim ele transferiu suas fabricas para o México e assim, consequentemente ouve 30.000 mil demissões. A General Motors justificou o fechamento da fábrica em Flint, pelo argumento de se manter em primeiro lugar no mundo automobilístico e para isso seria necessário deslocar sua produção para o México onde a mão de obra era mais barato. Em busca do lucro máximo, assim poderia investir em negócios ainda mais lucrativos.
As consequências na cidade de Flint foram devastadoras, o desemprego foi a pior de todas, que ocasionou pobreza, despejo da população de suas casas e a violência. A cidade foi considerada a pior para se viver nos EUA pela revista Money.
Nesse cenário de crise foram criadas alternativas para minimizar a mesma e gerar novas fontes de renda. O poder público construiu um hotel de luxo, um parque temático e um espaço cultural para atrair turistas, mas de nada adiantou. O hotel faliu em seis meses, o parque temático e o espaço cultural fecharam por falta de visitantes.
...