Relatorio
Trabalho Escolar: Relatorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Decya • 20/4/2013 • 4.524 Palavras (19 Páginas) • 928 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GERÊNCIA DE ENSINO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CIRCUÍTO 11
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ESPERANTINA – PIAUÍ
JUNHO DE 2012
MARIA ETERNA OLIVEIRA
RELATÓRIODO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório do Estágio supervisionado II, apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciência, Educação à Distância como requisito de avaliação parcial da disciplina pesquisa e Prática Pedagógica VI composição de conclusão o curso TCC.
ESPERANTINA- PIAUÍ
JUNHO DE 2012.
Agradeço, em primeiro lugar a Deus por esta oportunidade e a mim, pela coragem de enfrentar muitos obstáculos nesta árdua caminhada e a minha família pelo apoio e compreensão.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 04
ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO...........................................................................................06
CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIOS......................07
SITUAÇÃO PEDAGÓGICA.................................................................................................08
SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA........................................................................................09
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENOLVIDAS NO ESTÁGIO..............................10
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS............................................................................13
CONCLUSÃO.......................................................................................................................14
ANEXOS...............................................................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem, como objetivo relatar as atividades desenvolvidas bem como os aspectos gerais da escola e sala de aula, através do Estágio Supervisionado II, realizado pela acadêmica Maria Ozana Silva Abreu do curso de Licenciatura Plena em Geografia,da Faculdade e Ciências EAD.
O estágio realizou-se na Unidade Escolar “José Nogueira de Aguiar”, localizada na Avenida Ministro Petrônio Portela, nº 12458 na cidade de Esperantina- Piauí, faz parte da Rede Estadual de Ensino, pertencendo a 2ª Gerência Regional da Educação localizada em Barras –PI.
A escola é administrada pelas professoras: Diretora Titular – Marinalva Freitas de Carvalho e a Diretora Adjunta – Maria Lina Duarte Machado, tendo como Supervisora de Ensino – Lúcia de Fátima Gomes Pereira.
A Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar de Esperantina- Piauí, estar localizada no centro norte da cidade, numa região centrada de colégio da rede estadual de ensino. São seus vizinhos: a Unidade Escolar Leonardo das Dores, Unidade Esolar Dr. Petrônio Portela e a Unidade Escolar Umbelino Rebelo, situada na Avenida de maior circulação da cidade, corredor de acesso ao terminal rodoviário e saída para os municípios de Morro do Chapéu do Piauí, Luzilândia, Joca Marques e Madeiro, a Unidade Escolar estar localizada entre os bairros: Morro da Chapadinha e Bairro Rural os mais populosos da cidade.
É tradicional formadora de recursos humanos na área de Educação desde 1976, é responsável pela formação de estudantes de nível médio e de formação dos professores da rede municipal de Esperantina - Piauí, atende a população estudantil do município, hoje com cerce de 40.000 mil habitantes, sendo uma das escolas de maior opção.
A escola participa ativamente da vida social do município, tendo servido de subsidio para tese de mestrado “Relações entre Urbanização e Educação Escolar no Município de Esperantina”no período de 1960 a 1980 da professora Emilia Maria Carvalho Gonçalves Rebelo da Universidade Federal do Piauí; dos trabalhos monográficos” Migração na Periferia de Esperantina nos anos de 1980 a 1998 do professor Eudo de Araújo Fortes; “A influência da Pré-Escola na 1ª Série de 1º grau – Agosto de 1994” da professora Maria Barros de Araújo; “O Massacre dos Cíganos”, da professora Ivana Maria Magalhães Lima, “O Martírio dos Borges”, da professora Hortolana Maria Amorim Silva; “Incidência da Leptopirose no município de Esperantina na Década de 1970”,da professora Bernardete da Silva Rodrigues.
Os principais problemas onde estar inserida a escola são: desemprego, a falta de informações, a ineficiência do sistema de saúde, falta de espaço adequado para o lazer e até mesmo o difícil acesso ao prédio da escola devido ao grande escoamento de água por não haver na cidade uma estrutura de saneamento básico.
A área de construção do prédio escolar é de 1.264,72 m² e estar assim dividida: 12(doze) salas de aula, 01 (uma) secretaria, 01 (uma) diretoria, 01(uma) sala para os professores, 05 (cinco) banheiros masculino e 05 (cinco) femininos para os alunos, um banheiro para professor e outro para professoras, urna para vigias e zeladoras, um laboratório de informática, falta uma biblioteca adequada, auditório, um pátio coberto, uma cantina com depósito.
Dispomos de um laboratório com dez computadores, onde no momento todos estão funcionando com internet. A escola tem um terreno de 8.120,40 m² que daria para
...