Síntese: A Evolução da Humanidade - Armas, Germes e Aço
Por: Jamilly de Freitas • 13/8/2019 • Resenha • 620 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS– CC
CURSO: GEOGRAFIA / BACHARELADO
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA
PROFESSORA: FRANCISCA SOARES DE ARAUJO
JAMILLY DE FREITAS SOUZA
Síntese:
A Evolução da Humanidade - Armas, Germes e Aço
FORTALEZA - CEARÁ
2015
A Evolução da Humanidade - Armas, Germes e Aço
O documentario da National Geographic é baseado no livro de Jared Diamond, que foi escrito a partir da inocente pergunta de um nativo de Nova Guiné, tal pergunta era Por que algumas sociedades florecem mais do que as outras? O documentario foi dividido em três parte sendo elas: Saindo do Jardim do Éden, Conquista e Entre os Trópicos.
O documentario conta a jornada dos seres humanos nos últimos 13.000 anos, desde o nascimento da agricultura, no final da Era Glacial, até a realidade da vida atual. Levando o documentário para uma visão mais biogeográfica podemos observar que ao longo das três partes do mesmo, Jared busca a resposta da tão almejada pergunta nas bases da biologia, da geografia e da historia, ao longo de sua pesquisa ele volta às ideias inicias dos mitos bíblicos levando em consideração principalmente o Mito da Arca de Noé.
Uma afirmação muito importante que ele faz é de que o desenvolvimento e a desigualdade não dependem de inteligência dependem da necessidade de cada ambiente, ele cita como exemplo os países Norte Americanos e a Nova Guiné, ele fala que os países Norte Americanos se desenvolveram mais devido as necessidades do ambiente e também por possuírem mais materiais adequados para o desenvolvimento das tecnologias e para o desenvolvimento da sociedade em si, ele faz uma comparação com a Nova Guiné que apesar de ter uma população muito inteligente não possuíam matéria prima, uma das matérias prima mais importante que poderiam contribuir para esse desenvolvimento seria o Aço.
Outro fator muito importante que ele cita é o de a posição geográfica era o fator responsável pela determinação de quão produtiva seria aquela terra e quais tipos de plantações vingariam naquele ambiente. Nesse período ele também observou que os animais eram usados como força de trabalho mais que esses eram de espécies definidas, pois, poucas espécies conseguiram ser domesticadas.
Ele fala também da importância do ferro e do aço nas guerras, onde os países que possuíam mais facilidade de produção desses materiais sempre tinham mais poder, pois tinham as melhores armas que com o passar do tempo foram sendo cada vez mais modernizadas passando de espadas a armas de fogo de grande precisão.
Ao longo de suas pesquisas ele percebe que um grande fator responsável pelo desenvolvimento de alguns países mais do que em outros também teve relação com a dissipação de doenças mortais, que dizimaram enormes grupos de diversos países afetando a economia e assim o desenvolvimento de tais países. Descobriu-se também com os avanços dos estudos que a maioria dessas doenças vinha primordialmente dos animais.
Por fim ele descobre que a geografia é o maior instrumento para explicar a sua pergunta, onde ele revela que a posição geográfica de todos os pais interfere diretamente no desenvolvimento dos mesmos.
...