ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO
Por: Thayna Cardoso • 29/4/2015 • Dissertação • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 321 Visualizações
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO
ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA: ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO
Curso:
Turma:
Turno:
Trabalho apresentado à disciplina de , do , para obtenção de nota relativa ao .
Nota:______
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO____________________________________________________3
2- ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA____________________________________4
3- CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM RURAL E URBANA_____________5
4- QUAL O RITMO DE URBANIZAÇÃO MUNDIAL?____________________6
5- QUAIS OS PROBLEMAS ASSOCIADOS ÀS GRANDES CIDADES?______8
6- ESTRUTURA DAS ÁREAS URBANAS________________________________9
7- MORFOLOGIA URBANA_________________________________________10
8- MODOS DE VIDA EM MEIO URBANO E EM MEIO RURAL__________11
9- CONCLUSÃO____________________________________________________13
10- BIBLIOGRAFIA__________________________________________________14
Introdução
Em nosso planeta há áreas que exercem maior atração sobre a população, tendo assim, elevado valor de densidade populacional e há também áreas que possuem menor número de habitantes. Entre esses dois extremos de densidade populacional há várias formas de fixação humana, entre elas estão as áreas rural e urbana. Assim, conhecer o espaço rural e o espaço urbano auxilia o entendimento da ocupação do espaço geográfico terrestre.
Áreas de fixação humana
As formas como o homem tem povoado a superfície da Terra são muito variadas. Entende-se por povoamento a forma de ocupação de um território pelo homem. O espaço geográfico ocupado pelo homem subdivide-se em área urbana e área rural.
Área urbana: São locais com elevada concentração populacional e grande número de elementos humanos na paisagem. São exemplos disso as cidades.
Área rural: São locais onde não se registram elevadas densidades populacionais e onde a paisagem e atividade agrícola predominam. São exemplos muitas vilas do interior do país.
As cidades distinguem-se das áreas rurais envolventes pelo seu modo de vida, que exige transportes, saneamento básico, comércio e serviços. Estas atividades, geradoras de emprego, atraem a população e são as razões do êxodo rural em várias partes do mundo.
Apesar de cada vez mais os modos de vida rural e urbano se assemelharem, existem entre eles relações de complementaridade, estabelecendo-se uma interação espacial entre ambos.
A cidade exerce influência sobre o campo ao nível de serviços de apoio à atividade agrícola (bancos, seguros, etc.), serviços de apoio à população rural (hospitais, escolas, assistência técnica, etc.), comércio variado e especializado e divulgação cultural. Já o campo oferece à cidade, por exemplo, produtos alimentares, mão-de-obra e lazer.
Características da paisagem rural e urbana
Paisagem urbana:
- Edifícios de vários andares;
- Ruas que se cruzam em várias direções;
- Locais ou centros para onde convergem várias ruas;
- Forte concentração e diversidade de atividades ligadas à indústria, comércio e serviços.
Paisagem rural:
- Construções mais ou menos dispersas;
- Predomínio de atividades ligadas à natureza, como a criação de animais e exploração florestal;
- Aproveitamento turístico.
Qual o ritmo de urbanização mundial?
No mundo, o número e tamanho das cidades têm aumentado. Nos países mais desenvolvidos, como os da Europa ocidental, América do Norte e o Japão, a urbanização processa-se, hoje, a ritmo moderado, encontrando-se a rede urbana desenvolvida de forma a evitar a concentração de população num único centro urbano. No entanto, existem cidades que concentram um elevado número de habitantes como é o caso de Nova Iorque, Londres ou Paris.
Além do crescimento das cidades, deu-se também uma expansão das áreas suburbanas, sendo difícil distinguir os limites de uma cidade. Assim, tornou-se mais habitual falar de aglomerações urbanas que, em muitos casos, envolvem mais do que uma cidade.
Nos países em desenvolvimento, devido às dificuldades sentidas nos campos, o êxodo rural leva à concentração de um elevado número de indivíduos nas cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, São Paulo ou Bombaim. Assim, são nestes países que se verificam as maiores taxas de urbanização.
A urbanização consiste no processo de crescimento da população residente nas cidades, que adota uma forma de vida distinta do meio rural, fortemente influenciada pela industrialização, pelas novas tecnologias de comunicação e pelo consumo. Este processo impõe o desenvolvimento de novos equipamentos.
O processo de urbanização gera o aumento da dimensão das cidades mais antigas e o aumento do número de cidades. Este processo leva a que se estabeleça uma organização em função do tamanho, da centralidade
...