Serviço Social no contexto Rural e Urbano
Por: tatyjp • 23/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 797 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
1) Quais as diferenças entre Movimento Social e Associações Civil – apresentar exemplos.
R: O movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos,
Os movimentos sociais podem ser considerados como ações e manifestações de protestos, podendo serem constituídos por grupos, independente de classes ou profissões que eles pertencerem, tendo como objetivo principal a mudanças e a asseguração da ordem que deve ser estabelecida dentro da sociedade, nos diferentes âmbitos que ela possui. Que podem contribuir para o desenvolvimento ou não da sociedade civil.
Associações Civil, são OMGs organizada sob forma de uma instituição da sociedade civil, que se declara sem fins lucrativos, com objetivo de lutar e apoiar causas coletivas, tendo publico alvo os setores carentes financeiramente envolvidos em processo de dominação.
2) No texto de Gonh, quais são as mudanças significativas nos movimentos sociais a partir da década de 90?
R: A década de 90 apresentou mudanças significativas nos movimentos sociais e redefiniram o âmbito de atuação. Houve um obscurecimento dos movimentos sociais, um enfraquecimento enquanto atores sociopolíticos, mas não seu desaparecimento. A militância política, a mobilização a participação cotidiana em atividades organizadas, de credibilidade nas políticas públicas, de confiabilidade e legitimidade junto à população entram em crise e surgem novos movimentos centrados mais em questões éticas e de revalorização da vida humana. Certamente os problemas advindos das décadas anteriores não estavam resolvidos, mas o foco mudou devido observando assim a violência, a corrupção, os escândalos da vida política enfocadas agora no plano moral.
3) Quais são as considerações que Gonh nos apresenta, a partir da conjuntura social e da politica extremamente contraditória na América Latina?
R: As considerações de Gonh, é que vários movimentos sociais tiveram mais condições de organização tanto interna e externa o ambiente político reinante, eles perderam muito sua força e credibilidade junto a população, dado a decepção e não credibilidade em geral da sociedade civil para com os políticos e a arena político-partidária. Ao mesmo tempo em que houve na América Latina a radicalização do processo democrático e u surgimento de movimentos étnicos (indígena) na Bolívia e no Equador-, associados a movimentos nacionalistas como os Bolivarianos (Venezuela)- vários deles elegeram como representantes supremos da nação líderes vindo dos movimentos populares (Brasil, equador, Bolívia e Venezuela), ocorreram também que os movimentos perderam força política enquanto agentes autônomos e se tornaram, em vários casos, meios de institucionalizar práticas sociais em formas de controle e regulação da população.
4) No texto de Luchmamn qual o debate acerca de cidadania e como esta apresenta o elo com a participação.
R: Cidadania significa participação ativa na vida pública, o envolvimento com os outros na constituição de um engajamento comum. Por meio da participação, a cidadania oferece medidas que permitem reorientar as necessidades particulares dos indivíduos em direção a fins públicos enfatiza a relação entre o indivíduo e a coletividade,
...