A PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
Por: kellenmariana103 • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 2.530 Palavras (11 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Nome: RA:
Unip Polo Bambuí
2019
SUMÁRIO
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.......................................1
1.2 O fax do Nirso............................................................................................2
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)...................3
1.4 Uma pescaria inesquecível.......................................................................4
1.5 A Folha Amassada .....................................................................................5
1.6 A Lição dos Gansos....................................................................................6
1.7 Assembleia na Carpintaria ........................................................................7
1.8 Colheres de Cabo Comprido.....................................................................8
1.9 Faça parte dos 5%.......................................................................................9
1.10 O Homem e o Mundo..............................................................................10
1.11 Professores Reflexivos..........................................................................11
1.12 Um Sonho Impossível.............................................................................12
1.13 Pipocas da Vida......................................................................................13
- Educação? Educações: aprender com o índio
O texto de Brandão nós faz refletir sobre o termo “educação”, começando pelo título. Que a educação agrega as práticas sociais de diferentes grupos, podendo assim, apreender sua diversidade.
Compreende-se que não existe apenas um único modelo de educações, um único responsável para transmiti-la. O saber é adquirido através de diferentes experiências. Para o autor, a força da educação estaria relacionada justamente a sua capacidade de “produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, erguem tipos de sociedades”.
Das declarações dos índios, encarada geralmente como meio de transformação social, pode também “deseducar”. A inadequação de um modelo educacional às necessidades de determinada sociedade pode resultar no contrário: a formação de indivíduos totalmente inúteis.
- O fax do Nirso
Pode perceber que apesar de Nirso não dominar a forma culta da língua, ele sabia expressar o que ele queria, era um ótimo vendedor, e o presidente só se preocupava em lucrar naquele momento.
Porém Nirso não poderia ser mais que um vendedor, pois atualmente as empresas estão cada vez mais procurando profissionais qualificados para o mercado de trabalho onde, o conhecimento de cada profissional se torna um diferencial para seu sucesso. Portanto a educação escolar é um favor primordial para a humanidade, devendo então ser cada vez mais valorizada.
- A História e Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Diferentemente da história que sempre fomos acostumados a ouvir, esta mostra outro ponto de vista, o do lobo. Deixando de ver apenas o lado mau, vendo assim o lado positivo da historia, que foi a preocupação dele com o ecossistema. Podemos tirar como fim que nos educadores devemos sempre deixar que os alunos tirem suas próprias conclusões sobre as historias lida por eles, pois cada uma pode interpretar de uma forma, vendo pontos diferentes, e vilões diferentes.
- Uma pescaria inesquecível
Ética é um fator muito importante para sociedade, devendo sempre ser cultivada, o que não está sendo a realidade de hoje em dia por diversas pessoas que sempre querem levar vantagens uma sobre as outras. Ética é sempre ética, fazendo o certo mesmo que ninguém veja.
Um exemplo é o pai ensinando o filho a devolver o peixe pescado à água, mesmo que naquele momento não houvesse ninguém por perto para que o filho entendesse que certo é certo.
1.5 A Folha Amassada
O texto nos mostra como uma palavra pode machucar alguém quando falada de forma grosseira, e como uma folha de papel para consertar e tentar contornar a situação é difícil, pois a impressão que deixamos nas pessoas é impossível apagar. Então é sempre importante se por no lugar do outro, e aprender a ser mais compreensivo e mais paciente.
- A Lição dos Gansos
Com o texto podemos tirar como lição que pessoas que compartilham uma direção comum, podem atingir seu objetivo mais rápido e com mais facilidade. É importante sempre dividir as tarefas e a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes uma das outras.
O trabalho em equipe é muito difícil, principalmente para conciliar formas diferentes de pensar sobre um mesmo assunto. Porém, com o trabalho em equipe podemos ter um maior desempenho, e um maior companheirismo.
Muitas vezes achamos que somos autossuficientes e que não precisamos de ninguém, mais na realidade deparamos com problemas onde conseguimos ver que não poderemos resolver os problemas se não houver um trabalho em equipe. Então nos professores, devemos demonstrar aos alunos que não estamos ali como um ser autoritário e incapaz de entender suas dificuldades, e sim com uma pessoa que se propõe a dedicar sua vida profissional para repassar seus conhecimentos e colaborar para o seu crescimento.
- Assembleia na Carpintaria
Com a discussão entre as ferramentas, foi visto que elas ficavam expondo os defeitos uma das outras, mais nunca falavam dos seus atributos, causando uma briga entre elas. O mesmo ocorre com os seres humanos. Quando se busca defeito no outro, a situação fica tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca sinceramente o ponto forte, as qualidades dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
Como um professor é necessário saber reconhecer as qualidades de um aluno, assim como demonstrar seus erros de maneira branda e sem constrangimentos. Muitos alunos hoje sofrem com bullying e se sentem inferiores aos demais colegas, por esta entre outras razões o professor deve saber pautar qualidades e defeitos de forma suave, fazendo que o estímulo para o crescimento se estabeleça entre o grupo.
...