A PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS
Por: Bruna Diego Santurbano • 25/8/2022 • Dissertação • 395 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 1 – TEXTO DISSERTATIVO
DIEGO RAFAEL SANTURBANO/ RA: 2088774
Boituva
2022
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho denominado de Prática de Ensino: Trajetória da Práxis. Realizado por aluno do curso de História da UNIP – Universidade Paulista EAD – Pólo de ensino a distância em Boituva. Com o intuito iniciar a capacidade de pesquisa e observação na perspectiva sobre a própria atividade docente e sobre o que precisa levar em conta ao enfrentar os desafios que tal atividade poderá trazer.
DESENVOLVIMENTO
O ponto de partida para direcionar a reflexão do estudo de caso do Professor André é o item três (3).
No qual menciona-se que na fala dos colegas educadores de André, percebe-se que a violência na escola é algo corriqueiro e que muitos se acostumaram a ela, ou seja, a violência em sala de aula está se tornando banal entre os profissionais da Educação. No que se questiona a naturalização da violência no cotidiano de escolas.
Pela reflexão nota-se analisar que esse “faz parte” da violência vivenciada contra os professores nas escolas tem se tornado muito comum sim; pois primeiramente vemos que a criação das crianças e dos jovens já não são as mesmas do passado, no qual os pais eram mais rigorosos, mais rígidos e impunham o respeito para quaisquer pessoas do convívio ou não, desde que mais velhas, então a educação já vinha do berço.
Hoje, com pais cada vez mais ausentes, atarefados com muito trabalho, como também a falta de estruturação familiar, tem refletido em muito na educação das crianças e dos jovens, no qual essa infelizmente reflete negativamente no meio de contato com a sociedade e com certeza no meio do convívio escolar.
Os jovens na rebeldia de falta de estrutura e apoio familiar, na construção de personalidade sem norte, se frustram e querem descontar aos que estão ao redor, se sentem autoconfiantes por terem criado o seu próprio princípio de vida e quer enfrentar a todos, inclusive os profissionais docentes.
Lastimavelmente o cenário atual mostra que SIM! Entender que é algo que faz parte da sociedade atual que acarretada no cotidiano da escola é a melhor decisão. Os professores mesmo que ótimos profissionais, onde buscam métodos para aconselhar a melhor postura e conduta do aluno, entretanto tem algo muito maior que impede e que foge de sua alçada, que é: a educação vinda primeiramente de casa.
...