A PRATICA DE ENSINO TRAJETORIA DA PRAXIS
Por: ivanalves31 • 5/10/2022 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 70 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTORIA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE:TP)
POSTAGEM 1:
ATIVIDADE 1 - TEXTO DISSERTATIVO
Boa Esperança, MG
2022
A sociedade tem a educação como um dos pilares de uma sociedade desenvolvida e vê a escola como instituição capaz de promover mudanças sociais, mas a realidade do ambiente escolar se encontra em degradação, resultando em estruturas deficientes e propicia a violência contra o professor.
Devido a esse cenário aonde o professor é cada dia mais desvalorizado e negligenciado, faltando o devido resguardo junto aos pais, instituições e órgão responsáveis. Criando uma agravante desvalorização da carreira docente, baixos salários e planos de carreira ínfimos, desmotivando o trabalho docente. Frente a esse cenário o professor vem sendo desanimado dentro e fora da sala de aula, causando um impacto aos docentes, uma série de transtornos, inclusive a saúde mental motivada pelo estresse, ameaças, além do transtorno a qual tem sofrido diante do cotidiano de violência das escolas. Precisa-se de ações governamentais e representações de classe, precisa garantir melhores condições de trabalho e a adequada qualificação dos educadores.
A realidade de muitas escolas brasileiras tem sido marcada pela violência contra os professores e pela indisciplina dos alunos. A população em geral, pais e estudantes apontam as drogas, o conflito entre estudantes e a falta de policiamento como principais causas da violência. Já os professores foram os únicos a citar a “educação em casa” como causa de violência. Esta realidade, esta vivência em meio a atos violentos, não estaria gerando na consciência de nossa sociedade, de nossos jovens estudantes, a ideia de que este comportamento acontece, e que deve ser considerado natural? Será que ao chegar à escola o aluno transfere a realidade violenta e violentada para o interior da mesma?
Chegamos a um ponto que alunos são aprovados sem saber de nada, simplesmente para cumprir metas de aprovação e suposta alfabetização, gerando um maior desinteresse dos alunos em aprender. Estamos diante de uma realidade aonde não existe mais o desejo pelo saber, a diminuição da credibilidade que com o que a escola lhes ensina, vai proporcionar um futuro melhor e cheio de novas oportunidades. Para que um aluno vai se dar o trabalho de aprender se o que lhe e exigido e estar dentro da sala de aula, e nada mais.
O ECA é uma legislação extremamente importante, uma vez que promove a assistência integral às crianças e aos adolescentes e protege os seus direitos básicos, favorecendo o seu desenvolvimento saudável e seguro. Além dos deveres da criança, é claro, o ECA também prevê os deveres de cada um de nós e do Estado como um todo, visando resguardar os direitos básicos das crianças e dos adolescentes. Mas infelizmente o Eca não dá um apoio ao enfrentamento da violência na escola ao professor.
REFERÊNCIAS
https://docero.com.br/doc/es5s5x5
https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4267_2393.pdf
http://portal.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20120828100326.pdf
http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/observatorio-da-violencia/violencia-nas-escolas-um-medo-comum-de-pais-alunos-e-professores/
https://www.scielo.br/j/fractal/a/YfVf8PZtTKfvy3W4HRJhbxB/?lang=pt
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251650/1/Sirino_MarisadeFatima_D.pdf
http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2015/indisciplina_na_escola.pdf
https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/viewFile/1305/1478
...