A Prática Pedagógica IV
Por: lk96 • 4/7/2017 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Atividade I
1 – O livro didático tem sido objeto de avaliações contraditórias nos últimos tempos. O livro didático é, antes tudo, uma mercadoria. Explique. (Unidade III – Seção - 01 /pág. 71)
Com o livro já menciona, livro como mercadoria ele sofre interferências variadas em seu processo de fabricação e comercialização. Em sua construção interferem vários personagens, iniciando pela figura do editor, passando pelo autor e pelos técnicos especializados dos processos gráficos, como programadores visuais, ilustradores. Percebemos que autor não tem tanta autonomia e que o livro didático estar além de oferecer conteúdo de qualidade para os alunos e professores.
2 – Qual a importância do livro didático como instrumento pedagógico no ensino de história? (Unidade III – Seção - 01 /pág. 72)
O livro de didático é um importante veículo portador de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura. O livro didático tem sido, desde o século XIX, o principal instrumento e trabalho de professore e alunos, sendo utilizado nas mais variadas salas de aulas e condições pedagógicas, servindo como mediador entre a proposta oficial de poder expressa nos programas curriculares e conhecimentos escolar ensinado pelo professor
3 – Os grupos indígenas das primeiras obras didáticas eram representados como “selvagens” e as cenas escolhidas eram predominantemente de guerra e rituais antropofágicos. Comente. (Unidade III – Seção – 02/pág. 82)
É perceptível o destaque dado aos religiosos no sentido de ressaltar a importância histórica da obra missionária eram apresentados e civilizatório do trabalho de catequese. Os religiosos católicos eram apresentados como " heróis", muitas vezes mártires. A utilização da imagem do índio como ser totalmente selvagem, servia como justificativa para doutrinação religiosa sobre eles.
4 – Como ocorreu o movimento de ampliação das pesquisas históricas e do repensar do ensino no final dos anos 70 e inicio dos anos 80? (Unidade IV – Seção 01 /275)
No caso do ensino de história, ocorre um fenômeno interessante. Na medida em que se amplia o campo das pesquisas históricas. Através da ampliação dos campos temáticos e documental, no mesmo tempo que começam a ser publicadas experiências alternativas no ensino de história, o mercado editorial aponta também suas novidades. Constatamos um duplo movimento de renovação. Um tratou de haver, aperfeiçoar o livro didático de história. Como uma nova mercadoria altamente lucrativa, procuraram ajustá-la aos novos interesses dos consumidores renovaram os conceitos, as explicações de acordo com as novas bibliografias.
...