AS MUDANÇAS DA MODERNIDADE E OS DIFERENTES INTERESSES RELIGIOSOS
Por: Isonete Souza • 3/7/2017 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 3
DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. 4
CONCLUSÃO ........................................................................................................... 5
INTRODUÇÃO
Reforma protestante movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Matinho Lutero é considerada junto com o renascimento o período de modernidade na Europa.
Tal considerado ocorre porque tal movimento esta totalmente vinculado, isso se não for sua semente originária à liberdade política ao capitalismo. A marca que identifica ambos os movimentos é a instauração de liberdade humana pois tanto a reforma como o renascimento foram produtos do humanismo, onde literários e bíblicos tinham desejos de voltar no tempo e buscar na pureza da antiguidade clássica e origem para a renovação que o homem tanto planeja.
DESENVOLVIMENTO
Erasmo tomou uma posição, contrária a Lutero por aceitar o ensinamento da sagrada tradição não escrita como válida fonte de inspiração além da bíblia , por aceitar no Cânon bíblico os livros deuterocanônicos e por reconhecer os sete sacramentos. Estas e outras discordâncias como, por exemplo, o tema do livre arbítrio faz com que Lutero e Erasmo se tornassem opositores. Podemos citar algumas contribuições ao mundo moderno: um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à bíblia, graças as traduções feitas por vários reformadores, a partir do latim para as línguas nacionais.
Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes conhecidos com denominações.notamos a presença do capitalismo,com relação Lutero, Calvino era mais legalista , as escrituras deveriam ser obedecidas ao pé da letra, sua fé era mais ortodoxa, próxima do antigo testamento, o domingo deveria ser guardado como sábado judaico. Para Calvino a ideia da predestinação esta amparada no princípio agostiano da onisciência divina. Deus tudo sabe e tudo vê sendo assim, Deus sabe desde sempre quem vai ser destinado à salvação ou condenação no entanto Calvino admitia que existiam indícios de predestinação.
A teoria da predestinação coloca um forte elemento de incerteza na salvação, obrigando o fiel a buscar em cada momento indícios de que a graça divina recaíra sobre ele. Para Calvino o capital, créditos, bancos, grande comércio são desejados por Deus e tão respeitáveis como o salário de um operário ou o aluguel de uma propriedade. O comerciante procura o
...