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AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NAS LETRAS DE SAMBA DA DÉCADA DE 1940

Por:   •  18/9/2018  •  Monografia  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

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RESUMO

AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NAS LETRAS DE SAMBA DA DÉCADA DE 1940[1]

Amanda Lima da Silva

amandalima7728@gmail.com

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Intitulada por “As representações das mulheres nas letras de samba da década de 1940”, a pesquisa traz consigo a possibilidade de entendermos de modo parcial as imagens e adjetivações que não necessariamente cabiam ás mulheres de 1940, mas que circulavam em torno da sua vivência social, nesse caso, denotadas pela interferência da interpretação unicamente masculina que como cantores de samba durante o período se apresentam como maioria. A década estudada foi escolhida por representar um momento de grande disseminação da principal fonte de pesquisa aqui utilizada, o samba, que ganha protagonismo graças a sua popularidade e fama de cantar o que era comum ao pensamento coletivo, além disso, a década se atrela ao que conhecemos como “época de ouro”, o rádio incumbia-se de transmitir as diversas ideias cantadas a partir do gênero. Podemos ressaltar também a década de 1940 por conceber a música “Aí! que saudades da Amélia”[2], 1942, de Ataulfo Alves[3], cuja letra se tornou principal ponto de partida da escolha da temporalidade por trazer uma representação clássica da mulher social do período. O estudo do tema mulher, no entanto, parte da urgência de perpetuarmos os estudos nessa área que ainda é relativamente recente na História e levantando questões importantes sobre a condição feminina em todas as esferas do social, resinificando constantemente a memória.

O desenvolvimento se dá a partir desses principais conceitos, são eles: mulher, samba e representação, que se tornam os principais intermediários entre outros termos que vão surgindo no decorrer do estudo, muitos deles inclusive se tornam os responsáveis por adjetivar a mulher e vislumbrar sua imagem ou são usados para observá-la através deles, como por exemplo: trabalho, ingratidão, infidelidade, domesticidade, mentira. Estes acabam se tornando termos recorrentes e coadjuvantes dos conceitos principais, para promover essa interação a pesquisa se fundamenta em material bibliográfico e autores diversos, entre eles podemos destacar, Roger Chartier, Guacira Lopes Louro, Joan Scott, José Tinhorão Ramos, Hermano Vianna, Losandro Tedeschi, Maria Áurea Santa Cruz, Mary Del Priore, Michelle Perrot, entre outros.

Os principais objetivos da pesquisa giram em torno, primeiramente, da identificação de compositores e intérpretes sambistas que façam referências à figura feminina em suas canções indicando seu cotidiano social ou aspectos que caracterizem suas atitudes na sociedade da década de 1940; analisar nas letras de samba como a imagem da mulher era descrita, representada e divulgada no contexto sociocultural através do olhar essencialmente masculino; identificar as mudanças e permanências que dizem respeito ao cotidiano e composição do papel social da mulher e que dão a elas características de modernização. A partir daí torna-se possível articular as análises aos conhecimentos bibliográficos procurando montar uma teia de significados e contribuir para os debates e a reflexão em torno da figura feminina, de sua condição social e da disseminação de ideias sobre ala na sociedade atual através não só da música, mas de todos os meios de expressão disponíveis.

A principal fonte utilizada nessa pesquisa para se estudar as representações sobre a mulher na década de 1940 é a música, mais especificamente o gênero samba, nesse caso, os áudios conservados com o advento da gravação permitem a análise contemporânea das letras de canções de determinado período, sendo o meio pelo qual se pretendeu alcançar os objetivos, contou-se com as seguintes etapas: consulta de fontes, escolha dos sambas, levantamento de informações sobre o material escolhido – ou seja, quem são os compositores e intérpretes, ano de lançamento – a popularidade da canção no período ou do intérprete do samba acabou também se tornando um critério durante esse processo, em seguida foram analisadas as letras e registrados os resultados somando-os aos conhecimentos bibliográficos que finalmente compõe a estrutura aqui apresentada. Cabe ressaltar que para esse trabalho foram analisadas trinta e uma (31) letras de sambas entre o ano de 1940 e 1949, desse número, vinte e quatro (24) aparecem citadas no corpo do texto.

Considerando a imaterialidade das fontes, a pesquisa de campo foi feita através da Internet que disponibiliza livre acesso a músicas da época estudada, constitui-se como uma área que apresenta uma gama de possibilidades de gravação, difusão e preservação de arquivos musicais tendo sido conservado o áudio original no caso da músicas da década de 1940, comportando também material sonoro digitalizado de bibliotecas e acervos, facilitando também a obtenção das fontes através dos arquivos digitais disponíveis para download. A internet, “Ela oferece um novo cenário tecnológico para a coleta e tratamento de dados necessários à realização de pesquisas.” (GALAN e VERNETTE, 2000; apud. FREITAS; JANISSEK-MUNIZ, 2004, p. 2).

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