As Políticas Públicas
Por: Mei Tuto • 6/5/2018 • Resenha • 657 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Estamos sempre falando em desenvolvimento, tratando de um conceito em disputa na esfera pública, que desenvolvimento queremos? É o questionamento que abarca posições acadêmicas. Os Jornalistas precisam de conhecimentos mínimos para saber as questões que são consideradas mais importantes e a importância da imprensa para a garantia das liberdades e para desenvolver as democracias. Análise constante da mídia tem sido uma importante estratégia de alerta aos profissionais, pois raramente veículos de comunicação realizam pesquisas sobre a qualidade das matérias, além de muitas vezes o repórter falha e a fonte também.
O jornalismo exerceria o papel de fiscal de poder, de denunciador. No momento de Jornalista, deve traduzir para a população o que os resultados dessas avaliações significam na prática, assim a população irá pressionar o governo para a correção nos rumos das políticas públicas.
Depois da separação dos mundos na Guerra Fria, as discussões envolvendo direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais voltaram a se aproximar. Lançar um candidato a um cargo será reflexo nas políticas públicas, outra política pode ser qualquer ação e poderes públicos a fim de garantir direitos. Elas se registram a defesa, segurança interna e ela começa a surgir na disputa eleitoral. Não é das qualidades ou defeitos do povo que estamos atrasados e sim das características das classes dominantes, que domina a sociedade de acordo com seus interesses.
Na Era Vargas, surgiram a Justiça do Trabalho, CLT, carteira de trabalho, etc. São as proteções sociais a assistência social e benefícios e serviços para sociedade, seguro social e distribuição de benefícios para as categorias ocupacionais e a seguridade social a distribuição de benefícios para riscos sociais saúde. No Brasil, trabalho assalariado veio com os imigrantes europeus, ao mesmo tempo a urbanização graças ao desenvolvimento de atividades ligadas ao comércio. Em 1987 criou o SUDS e o SUS e com a intenção de assegurar a saúde como direito. A democratização do Brasil veio com a Constituição de 1988, com direito dos trabalhadores, seguridade social.
A população quando se envolvem na eleição, é uma forma de igualdade e todos têm o peso de decisão, independente da condição social, aquele momento de escolher quem fica no poder político. Na época de eleição, tem vários partidos fornecendo informações para ajudar a decidir o voto. “Accountability” significa que os políticos têm que prestar contas pelo que fazem de errado, trazendo justiça a quem os votou e deu sua confiança. A desconfiança que temos dos políticos é normal e aconselhável. Também isso é tendência de jornalista de desconfiar e pesquisar dos “podres” deles, e na política sempre há pessoa menos ou mais beneficiadas.
Nunca houve dúvida de que a redução da pobreza é a primeira prioridade de uma estratégia de desenvolvimento humano, porém o IDH deveria exclusivamente se concentrar na pobreza. Ele foi criado e passou a ser vedete os relatórios de desenvolvimento humano em 1990. Ele agrega três dimensões do desenvolvimento: longetividade (vida longa e saudável), educação e renda para evitar o aumento no IPH (Índice de Pobreza Humana).
O estatuto dos direitos das crianças é a ECA, uma legislação reconhecida no plano internacional que dá à criança o direito à liberdade
...