Atps de historia da arte
Por: Johninhoo Michaell • 11/4/2015 • Dissertação • 403 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
ETAPA 1
TEMA: CONCEITOS DA ARTE PRÉ HISTÓRICA
PASSO 2
DEFINIÇÃO iCONOGRAFIA E iCONOLOGIA
DEFINIÇÃO ICONOGRAFIA E ICONOLOGIA
Iconografia: o sufixo ¨grafia¨ vem do verbo grego ¨ghaphein¨ escrever, implica um método de proceder puramente.Segundo o autor a iconografia trata-se do tema de uma obra de arte em contraposição à sua forma, ou seja para que exista uma analise dos elementos da obra é necessário quebrar a obra (separar os componentes).
Existe três níveis para o tema e significado
O tema primário ou natural apreendido pela identificação das formas puras;
O tema secundário que segundo Wolfflin é uma análise de motivos e combinação de motivos, ou seja identificar uma obra a partir de informações que já temos, por exemplo ao visualizar uma moça sentada, com cabelos lisos e um sorriso tímido logo sabemos que é a monalisa;
Significado intrínseco ou conteúdo é a arte que revela a atitude básica de uma nação, período, crença religiosa ou filosófica, classe social. Sendo assim iconografia é a descrição e classificação, ela nos informa detalhes da obra.
Iconologia: "Logia" derivado de logos, que quer dizer "pensamento", enquanto a iconografia faz uma analise a iconologia faz uma síntese ou seja ela interpreta.
PASSO 4
DEFINIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE GRAFITE,PICHAÇÃO E ARTE RUPESTRE
Grafite: o desenho é mais elaborado e mais estético, e aceitos na sociedade, são considerados uma manifestação artística, costumam ser feitas em lugares autorizados.
Pichação: é uma arte mais agressiva, feitas em locais proibidos, mesmo sendo considerado crime a pichação cada vez mais vem se tornando habitual entre os jovens.
Arte Rupestre: era a forma de escrita dos paleolíticos e neolíticos.
A relação que podemos estabelecer entre a grafite, pichação e a arte rupestre
...