Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Por: heoclizia • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
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Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
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Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD1-2019.2
Disciplina: HISTÓRIA DA REGIÃO
Coordenação: LEILA BIANCHI AGUIAR
Tutor à distância: AMANDA DANELLI COSTA
Nome: |
Matrícula: |
Polo: Miguel Pereira |
- OBRA
RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. América Renascentista – um ensaio: as experiências modernas no espaço da Baía da Guanabara – a dupla fundação da cidade: entre utopias e ideais. Revista Morus, v.3, 2006, pp.213-242;
- CREDENCIAIS DO AUTOR
Antonio Edmilson Martins Rodrigues: é graduado em história pela UFF-Universidade Federal Fluminense e é docente em história do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos temas: cultura, modernidade, cultura moderna e cidades.
A presente resenha se trata de uma obra intitulada de América Renascentista – um ensaio: as experiências modernas no espaço da Baía da Guanabara, do autor e professor António Edmilson Martins Rodrigues. O título da obra já dá uma dica do assunto a ser abordado no trabalho. Tratando do renascimento, o autor enfatiza o Barroco, um estilo que surgiu no fim do século XVI, tendo seu início na Itália e se espalhando para todo mundo, especialmente nos países europeus católicos e também pela América.
O autor discorre sobre o Barroco, especialmente para abordar as transformações ao qual passara a sociedade no que tange o social, a política e também a economia. Mais que mera transformação, segundo o autor, a América foi influenciada em sua raiz pela cultura renascentista. Para o autor, a América teve sua cultura “inventada” pela cultura renascentista.
Com o trabalho em forma de ensaio, dividido em um total de seis partes, porém, mantendo o contexto, o autor, problematiza em todas as partes a questão da América e sua formação, onde notoriamente o interesse é pela concepção e relação de cidades formuladas nos moldes renascentistas, suas formas, seus princípios e modos de agir, suas ambições de formação da vida ativa, e a cidade do Rio de Janeiro, considerada aqui uma cidade Renascentista nos Trópicos. A fantasia desenvolvida é de que a cidade do Rio de Janeiro é uma cidade erudita, e não uma feitoria, que seria resultado de um desenvolvimento mercantilista europeu, por exemplo, o ibérico. Combinando, em especial, a ideia de uma fantasia e a ideia de República, o Rio de Janeiro se converte em um espaço privilegiado de combinação de ideias e experiências.
O trabalho do autor, usando referencias que corroboram com suas reflexões, coloca a América como uma criação do Renascimento trazido pelos europeus com uma pitada de Barroco. Segundo Rodrigues, “... há uma inter-relação entre Renascimento e América que torna impossível falar de um sem se referir a outra..." p.2014. Ou seja, para o autor, isso ocorre porque o renascimento foi um movimento influenciador e formador de opiniões trazendo uma reflexão tradicionalista, porém com a valorização do moderno. Esse moderno, seria o Barroco que como podemos entender no texto, seria uma peça chave do renascimento, pois o Barroco ou sua cultura é entendido como moderno frente à Idade Média, pois traz um debate sobre liberdade e limites da autonomia, pensamentos que não seriam próprios da Idade Média e sim da Idade Moderna. A cultura do Barroco integra assim, ao renascimento, chegando junto com o renascimento a América, influenciando na construção da identidade Americana. A América retratada na carta de Caminha como pura e autêntica, para o europeu era selvagem e incorrupta, sem os traços de modificações que tinha a Europa.
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