Fundamentos da educação
Por: Aloa Morena Santana de Oliveira • 7/12/2015 • Relatório de pesquisa • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 240 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
NOME DO ALUNO: ALOA MORENA SANTANA DE OLIVEIRA
PORTFOLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO
FASE II
BRASILIA
2015
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
NOME DO ALUNO: ALOA MORENA SANTANA DE OLIVEIRA
PORTFOLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO
FASE II
RELATÓRIO DE PORTFOLIO DA UTA FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO – FASE II
CURSO: LICENCIATURA EM HISTORIA
TUTOR LOCAL: LUCIANA
CENTRO ASSOCIADO: TAGUATINGA - DF
BRASILIA
2015
SUMARIO
Uma cidade formada por pequenos agricultores e trabalhadores esforçados que levantam cedo para ir trabalhar e se sustentarem. Uma sociedade totalmente agrícola, economicamente instável e politicamente abandonada.
A ética e bastante diferente para cada morador, a moral e utilizada mais para forma ou impor o caráter do ser humano.
As escolas apesar da pouca estrutura ensinam e exigem do seu corpo docente e discente o ético e moral dentro e fora do ambiente escolar visando que seus membros se tornem bons cidadãos e mudei o modo de pensar e agir das outras pessoas mostrando a elas o significado verdadeiro da ética e da moral.
Alguns seguem a ética platônica muitas vezes sem saber o que e a organização politica sempre esta presente nas conversas dentro e fora do ambiente escolar, à ética cristã também e muito utilizada para que o cidadão tema e respeite a Deus como seu salvador e acreditar que só com ele uma sociedade e verdadeiramente ética, também bastante encontrada e a ética kantiana, as pessoas a utilizada para criar normas e leis para serem obedecidas por todos.
A luta pela melhoria da estrutura física e econômica leva os moradores a apelarem para ética e moral dos seus governantes muitas vezes age de forma imoral e eticamente errada. Prometendo muitas coisas e nunca cumprindo quando realizam nem chegam à metade do prometido. A economia gira entorno da agricultura e pequenos comércios, muitas vezes familiares, a cultura e simples, diversificada e tem uma mistura típica e incomum.
A cidade formada de forma naturalista, a civilização mudou a natureza para poder construir casa, áreas comerciais, escolas, postos de saúde e muitos mais, mais a natureza se mistura com a cidade,
O capitalismo muitas vezes visível em todos os lugares neste local, mais o povo e autossuficiente e a lei da oferta da procura entre eles mesmos. A economia se movimenta de forma forte e autossustentável.
Falar sobre os fundamentos da filosóficos da educação dentro desta sociedade e muito complexo e difícil, pois encontrei traços de varias fundamentos filosóficos dentro e fora da escola, muitos utilizam o naturalismo frequentemente, outros usam o positivismo como filosofia central, já o materialismo e visto em todas as áreas da sociedade, o restante dos fundamentos e encontrados em pequenas quantidades mais muito relevante.
Concluir que minha cidade e uma sociedade ética, moral e filosoficamente complexa e de variáveis ideias mais com limites e respeitando as ideias e crenças de cada um.
Questionário do livro fundamentos filosófico da educação
Capitulo 2
Atividades de autoavaliaçao
Nas questões 1 a 2, assinale(V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
- Falso ou verdadeiro?
( )A diferença entre natureza e civilização não apresenta problemas conceituais, uma vez que o ser humano, que produz a civilização, não faz parte da natureza.
( ) o naturalismo parte do pressuposto de que a natureza é essencialmente boa, mas se corrompe no contato com a civilização.
() o iluminismo foi um importante movimento artístico e filosófico, ainda que suas implicações politicas tenham sido insignificante.
() os iluministas criticavam o clero, argumentando que este mantinha vantagens politicas e econômicas indevidas.
Agora, assinale a alternativa que indica a sequencia correta:
- V, F, V, F
- V, V, F, V
- F, F, V, V
- F, V, F, V
- Considerando o pensamento de Voltaire. assinale a alternativa correta:
- Voltaire defendia os privilégios dos nobres e do clero, argumentando que a ordem social existente era de inspiração divina.
- Voltaire comparava a Inglaterra desfavoravelmente em relação á França, onde havia ampla liberdade politica e tolerância religiosa.
- O livro Cândido ou o otimismo, de Voltaire, é uma defesa incondicional da autoridade religiosa e em especial da autoridade dos clérigos católicos.
- O pensamento de Voltaire se caracterizava como francamente antiabsolutista e anticlerical.
- Falso ou verdadeiro:
( ) em franca oposição a tendência dominante na época, Voltaire insinuava um ensino livresco, em detrimento das questões de ordem pratica,
( ) de acordo com Rousseau, em tempos remotos, antes de construir a civilização, o ser humano vivia em um estado de harmonia com a natureza.
...