História de Santa Catarina
Por: gabrielligs • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
PRÉ HISTÓRIA
Entre cerca de 500 a.c e 1000 d.c Santa Catarina foi ocupada por várias populações indigenas, podendo ser divididas entre dois grandes grupos: litoral e interior.
Os indígenas do litoral eram apenas guaranis, divididos em três tribos. Os sambaquis faziam arte rupestre, eram pré-ceramistas e nômaes por serem caçadores e coletores. Os Itararés migraram do interior para o litoral, eram ceramistas, nômades, caçadores e coletores. E os Carijós eram pacíficos, sedentários por serem agricultores e dominaram os Itararés.
Os indígenas do interior eram apenas jês. Os Xoklengs ocupavam florestas entre o litoral e o planalto, possuiam a maior reserva indígena, localizada no Ibirama, eram nômades, belicosos e caçadores por excelência. Os Kaingangs eram semi-nômades porque caçavam e plantavam.
CAPITANIA DE SANTANA
Era uma capitania hereditária, limitada pelo tratado de tordesilha e localizada no sul do país. Pertencia ao donatário Pero Lopez de Souza e mais tarde seus sucessores uniram Santana a capitania de São Vicente.
PRIMEIROS POVOADOS
O primeiro povoado foi feito por vicentistas em Nossa senhora da Graça do Rio São Francisco, onde habitavam os indios Carijós. Mas, diferentes grupos étnicos como Portugueses, espanhóis, açorianos, africanos e alemães contribuiram para a nova povoação deste lugar.
Nossa Senhora do Desterro teve seu povoamento iniciado entre 1651 e 1673 pelo bandeirante vicentista Francisco Dias Velho, que ao chegar aqui, encontrou os indios Carijós que já habitavam a região. Ele impulsionou o surgimento da cidade e seu primeiro passo foi a construção de uma pequena igreja onde hoje está a Catedral de Florianópolis, em seguida começaram a construção de casas. Em 1739, aportou na ilha de Santa Catarina o Brigadeiro José da Silva Paes, que trazia a missão de construir fortificações que dessem ao porto uma base segura, para defesa da costa ao Sul e ao Norte e, ao mesmo tempo, presidir a colonização sistemática da região.
O terceiro povoado foi Santo Antônio dos Anjos de Laguna, que recebeu esse nome pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto. A primeira providencia foi a construção de uma capelinha, construída de pau a pique, no mesmo local da atual. Entre os anos de 1748 e 1756, vieram os imigrantes açorianos, incentivados pela Coroa Portuguesa com a intenção de impulsionar as vilas litorâneas do sul do Brasil com aumento populacional.
AÇORIANOS
A partir do século XVI os portugueses chegaram a Santa Catarina e construíram os primeiros povoados, mas foi somente por volta do século XVIII que o litoral catarinense foi de fato ocupado. Como a região sul era alvo de disputas entre Espanha e Portugal, José da Silva Paes trouxe os primeiros açorianos para assegurar a conquista do território e depois fortificá-lo.
Os açorianos que vieram trouxeram parte de seus costumes que marcam nossa cultura até hoje. Temos como exemplo: técnica de pesca, caça de baleia, construção naval, artesanato, dança, boi de mamão e a arquitetura.
NEGROS
Os negros catarinenses participaram desde o início do processo de povoação e contribuiram no desenvolvimento da economia. Nessa época o índio era o agente de trabalho mais explorado e a populção negra se manteve reduzida até o século XVII. Com o descobrimento de metais na região, a demanda de escravos aumentou, então, o escravo negro se tornou agente regular no trabalho das minas.
A mão-de-obra escrava era mais valorizada do que a açoriana e indígena por ter um custo mais elevado, assim, os escravos não costumavam receber os trabalhos mais perigosos.
CAMINHOS DE TROPA
Os tropeiros eram pessoas que transportavam alimentos e notícias entre as cidades, fundadas por bandeirantes, localizadas de Santa Catarita até São Paulo. As cidades localizadas no planalto serviam de descanço para as tropas, e assim, foram formando começaram a ser fundadas as primeiras colônias, e mais tarde, a cidade de lages.
COLONIZAÇÃO ALEMÃ E ITALIANA
Ocorreu em meados do século XIX, e tinha por objetivo integrar o litoral e o planalto. Os primeiros a desembarcar foram os Alemães, que fundaram cidades como São Pedro de Alcântara e Blumenau. Iniciaram seus negócios com venda de produtos industrializados, voltados para a manufatura e exportação.
Mais tarde vieram os italianos, que formaram a maior corrente migratória para Santa Catarina. Se estabeleceram por volta da região do Vale do Itajaí e fundaram as cidades de Criciúma, Tubarão, Nova Veneza, Orleans, etc. Trouxeram consigo, técnicas de vinicultura, cultivo de grãos e produção de queijos.
...