O Holocausto
Por: camylli • 1/11/2017 • Ensaio • 521 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Holocausto
- O grande horror do genocídio nazi –
Introdução
Escolhi apresentar este tema no meu trabalho porque acho importante analisarmos o holocausto nazista, não no sentido de contemplar o ápice da maldade humana, mas... tentar compreender como o poder da oralidade é capaz de criar sujeitos alienados, incapazes de uma relação subjetiva e crítica com a realidade... onde a sociedade aceita o aparente como válido, o falso como verdadeiro.
- Muita das vezes dizemos ‘’Eu jamais seria capaz de fazer isso, ou aquilo’’ mas será que se você fosse educado com base nos princípios que as pessoas envolvidas nesse horror descomunal foram, você continuaria com este pensamento?
Vamos entender melhor isso ao longo deste trabalho...
O que é o nazismo e como surgiu?
Nazismo foi uma política de ditadura que governou a Alemanha entre 1933 e 1945, período que também ficou conhecido como Terceiro Reich, liderado por Adolf Hitler.
A ideologia política do nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), com a Alemanha destruída economicamente e humilhada por ter perdido a guerra (Tratado de Versalhes). Neste cenário, surge um sentimento de revolta entre os alemães, que culpavam o governo pela situação do país e exigiam mudanças drásticas.
Em 1919 surgiu o Partido Nazi, que começava a disseminar ideais antissemitas entre a sociedade alemã.
O Partido Nazi alegava que a culpa de todos os problemas da crise que enfrentava a Alemanha era dos imigrantes judeus, dos comunistas e dos liberais, que causavam a desordem e "roubavam" as oportunidades dos "alemães puros", que segundo os nazistas pertenciam a uma "raça superior"; uma raça ariana.
Características do Nazismo
O Nazismo ficou marcado pelos seus ideais antissemitas, ou seja, o preconceito e hostilidade contra o povo judeu. Os nazistas também perseguiam, torturavam e matavam comunistas, negros, homossexuais e outras pessoas que não eram enquadradas dentro das características da chamada "raça ariana", a raça superior alemã defendida pelo Partido Nazista.
Entre as principais características do regime nazista está o antiparlamentarismo, o pangermanismo (um ideal que pretendia unificar todos os povos germânicos localizados na Europa Central), o racismo (preconceito e repulsa por diferentes raças étnicas) e o totalitarismo.
No entanto, o objetivo principal do Partido Nazi era construir uma grande nação consolidada sob uma "única e verdadeira raça", a raça que, segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa e superior intelectualmente e fisicamente a todas as outras: a raça ariana.
A tática adotada pelo nazismo para cumprir com todos os seus objetivos foi chamada de "Solução Final" ou "Solução Final para a Questão Judia", ou seja, eliminar todos os povos judeus que ocupavam territórios alemães.
Sob ordens de Adolf Hitler teve início o Holocausto, um processo de genocídio da população judia e demais etnias que não eram consideradas "dignas" de povoar os territórios alemães. Estima-se que tenham morrido mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto, em Campos de Concentração e de Trabalhos Forçados.
...