Políticas Monetárias – Planos Collor I e II
Por: ksheep • 4/9/2017 • Artigo • 3.002 Palavras (13 Páginas) • 596 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CAMPUS MAGALHÃES TEIXEIRA
Políticas Monetárias – Planos Collor I e II
Nome: Edson Marcos Cavalli Junior, R.A: b28ijf-5
Nome: Wagner Yukio Nakamura Junior, R.A: b34jcg-1
Nome: Ítalo Lacerda, R. A: B2230J-7
Nome: Ricardo Wagner, R.A: B52456-1
Campinas
2015
Nome: Edson Marcos Cavalli Junior, R.A: b28ijf-5
Nome: Wagner Yukio Nakamura Junior, R.A: b34jcg-1
Nome: Ítalo Lacerda, R. A: B2230J-7
Nome: Ricardo Wagner, R.A: B52456-1
Políticas Monetárias – Planos Collor I e II
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de APS, do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Paulista - UNIP, ministrada pelo professor Osmar
Campinas
2015
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo falar um pouco e analisar Políticas monetárias e quais suas características. Focando no especificamente os Planos Collor I e II e suas repercussões na economia Brasileira.
Palavras-chave: Politica Monetaria, Collor, Plano Collor I e Plano Collor II.
Sumário
Introdução................................................................................………...............5
- Capitulo : Politica Monetária……............................................……….…….....6
- Definindo a Politica Monetária……………………......……….………….6
- O plano Collor e Politica monetária………………………….………………….7
2.1. O Plano Collor………………………………………………………….………7
2.1.1. Plano collor I …………………………………………………………………8
2.1.2. Plano Collor II…………………………………………………………………9
2.2. Politica Monetária e Inflação………………………………………………..11
Conclusão...………...................................................................................................14
Bibliografia..……………............................................................................................16
Introdução:
Esse trabalho tem como objetivo, fazer uma análise do que é uma Politica monetária expondo como funcionaram as medidas adotadas nos dois planos adotados por Collor durante seu mandato de apenas dois anos. O programa tinha inspiração neoliberal. Collor ambicionava modernizar o Estado e estabelecer plenamente a economia de mercado no País, além de eliminar a inflação. O Plano Collor ficou bem conhecido devido confisco “temporário” de grande parte do dinheiro depositado nas contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras, que acabou deixando um trauma na população que vivenciou isso.
1. Politica Monetária
1.1. Definindo a Politica Monetária
Primeiramente vamos definir oque é uma politica monetária.
Uma Política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda na economia, pelas autoridades monetárias, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.
Existem dois tipos de política monetária, a Política Monetária Restritiva e a política Monetária Expansiva:
1) Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
- Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.
- Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
- Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.
2) política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:
- Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.
- Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros.
- Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.
- Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.
2. O plano Collor e Politica monetária
...