Populismo Latino-Americano em discussão
Por: Thainá Ricardo • 29/7/2017 • Resenha • 904 Palavras (4 Páginas) • 1.968 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CURSO DE HISTÓRIA
THAINÁ CAROLINA FONSECA RICARDO
AMÉRICA III- II RESENHA
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Populismo Latino-Americano em discussão.
No texto ‘’ Populismo Latino-Americano em discussão, MªHelena Capelato, Historiadora. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo e Atual Presidente da Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUH busca abordar duas discussões: como a construção do conceito do Populismo e Populismo no contexto histórico Carneadismo e Peronismo.
Ao começar a problematização da construção do conceito, a autora questiona e analisa se o termo populismo cabe dentro da esfera da Era Vargas, Cárdenas e Perón, se a homogenização de politicas distintas podem ser colocada dentro do mesmo grupo, interpelando a validade do uso do conceito de populismo. E alem de criticar o conceito,a autora também faz uma analise critica as teorias que serviram como base para a construção do conceito, como a teoria da sociológica da modernização '' A política populista (mesclada de valores tradicionais e modernos) correspondia ao momento de transição da sociedade tradicional para a moderna'' (pag. 136)
Com a tese do Partido Comunista com a perspectiva etapista evolucionista que entende o ''populismo como momento de transição que possibilitaria a superação do atraso e afirmação do capitalismo, considerado como fase necessária à passagem para o socialismo'' (pag.137)
Capelato também propõe outro caminho para compreender o regime populista que nomeia como geral e particular, contesta que as analises tradicionais e atuais estão divididas por esses grupos, tornando um conjunto de perguntas levantadas por Mackinnon e Petrono '' O assim chamado ''populismo'' é um fenômeno histórico singular que se manifesta num tempo e espaço determinados que representam uma etapa particular do desenvolvimento de uma sociedade?ou é uma categoria analítica que pode ser aplicar a um fenômeno ''populista'' mais amplo que se manisfesta em diferentes sociedades e épocas? Ou um fenômeno histórico e uma categoria analític ao mesmo tempo?''(pag 139)
A autora também trabalha o conceito do populismo no terreno politico, destacando que: o termo pode se torna pejorativo ou pode ganhar sentido positivo, dependendo do grupo que se mobiliza para debate publico. Os neoliberalista dando ao termo como atrasado que contrasta a modernização que essa vertente pode oferecer. Já os opositores recupera o populismo com experiencia positiva que demostra a genuinidade democrática e popular.
Na segunda parte do texto a autora trabalha o contexto histórico do cardenismo e peronismo, para isso, ela cita vários autores e suas analises do populismo dentro desses sistemas políticos
Capelato inicia a relação do peronismo com a classe operaria com Ian Roxboroough que para o autor '' a partir de uma análise empírica, é possível demostrar que nem o primeiro peronismo nem o governo Cardenas se adequam à definição cassica de populismo, no qual as noções de classe mobilizável e classe trabalhadora heterogenia são cruciais'' (pag.144)
Para Roxboroough deveriamos compreender melhor o governo, analisando de forma profunda e com o andamento do texto ele demostra o crescimento e ganhos sociais recebidos pelos trabalhadores durante a época em que Perón era da Secretaria do Trabalho e Previdência e posteriormente com Presidente. Para Roxboroough '' é de supor que a adesão dos tralhadores ao peronismo se explica a partir dos benefícios matérias'' (pag. 146)
...