Projeto Tepequem
Por: 142127 • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 5.949 Palavras (24 Páginas) • 305 Visualizações
APRESENTAÇÃO
Este projeto de intervenção com o tema: Resgate da Lenda de Tepequém, é para a formação cultural dos alunos do ensino fundamental do 1º e 2º ano (multi-seriado) da Escola Municipal Olavo Bilac Serra do Tepequém- Vila do Paiva – Município de Amajarí.
Resgatar a Lenda do Tepequém na Escola Municipal Olavo Bilac, decorre do tema que a Professora vem trabalhando em sala de aula durante o bimestre, quando se passou a observar entre os alunos a falta de conhecimento das lendas e contos regionais entre outras se destacou a Lenda do Tepequém. Resgatar essa diversidade cultural entre os alunos enriquecendo o ensino em sala de aula e o espaço da biblioteca demonstrando o ensino na aprendizagem nas disciplinas: de Historia, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte e Religião e agregando os conteúdos envolvendo lendas e outras formas de manifestações culturais para o ensino da identidade e a formação cultural na fase inicial do aluno.
O esforço aqui desenvolvido deseja apontar para o rumo diverso da visão tradicional da formulação da educação oferecida aos alunos. Não apenas descrever e comparar as diferenças entre valores e costumes sociais, mas também olhar seus próprios valores e costumes.
Ao conhecer a história da sua localidade, os alunos não estudam a disciplina apenas como um acumulado de datas e fatos, as aulas fazem parte de um processo de formação de sujeitos mais conscientes e críticos, preparados para a experiência e a prática do exercício da sua cidadania, conhecendo a história cultural local dentro de sua própria comunidade.
O estudo da história local e do cotidiano faz com que as crianças das séries iniciais se percebam como parte integrante da História, por meio das vivências pessoais com sua comunidade.
OBJETIVOS:
Geral:
Socializar o conhecimento despertando a criatividade, liberdade, espontaneidade, participação e a conscientização das diferenças culturais e a integração entre escola e alunos através da lenda do Tepequém.
Específicos:
Ilustrar a importância do resgate da lenda do Tepequém no ensino fundamental.
Conhecer e valorizar a importante contribuição da arte e da cultura na formação da identidade cultural.
Desenvolver uma metodologia de aprendizagem diferenciada em sala de aula.
Contribuir para a disciplina de Artes, História e Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Matemática e Religião e na formação da identidade cultural do aluno.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de intervenção com o tema: Resgate da Lenda do Tepequém propõe apresentar aos alunos a importância da história contada pelos ancestrais, herança que foi deixada para trás e esquecida há centenas de anos e que hoje queremos passar para as gerações futuras. O tema pode ser considerado como uma fonte rica de conhecimentos nas aulas do ensino fundamental nas diferentes disciplinas facilitando o entendimento da literatura cultural entre outras questões na formação secular do educando.
Observou-se através das pesquisas que cada cultura tem sua história, qualquer indivíduo nasce no contexto de uma cultura e, durante sua vida, e aprende a valorizar. O ser humano sem cultura, mesmo que não saiba escrever é rico de conhecimentos. É como se fosse possível dizer que o homem é biologicamente incompleto, não sobreviveria sozinho sem a participação das pessoas ao redor e do grupo que o gerou dentro de uma sociedade.
O projeto de intervenção visa desenvolver história das lendas e contos regionais em avental, utilizando de uma forma diferente, aos olhos dos alunos, usando falas, tons e atos que trazem personagens na imensa imaginação. O educador passa a ser o centro das atenções em sala de aula contando a historia chamando sua atenção devida sua movimentação com vários personagens das lendas e contos. A contação pode acontecer na sala de aula ou debaixo de uma árvore fazendo com que a criança se reverencie diante da história.
Entretanto tudo o que se preserva é realmente um marco da história de qualquer lugar, cujos fatos não são apenas aqueles de ontem, e sim aqueles da época de nossos pais e avós. As histórias culturais são como elementos de sustentação da sociedade e patrimônio dos homens que precisa ser preservada e ser transmitida, justamente porque não está incorporada ao patrimônio natural, ou seja, não faz parte da natureza. E todos os seres humanos têm cultura, na medida em que participam sempre, de algum modo, da vida social e histórica.
Portanto, a cultura é, na verdade, tudo o que resulta da interferência dos seres humanos no mundo que cerca e do qual fazem parte. Assim, todos os homens possuem cultura, estabelecem certas normas para ação, ou se comportam de uma maneira específica, ou ainda na medida em que partilham valores e crenças, neste sentido, pensa-se a educação é uma estratégia para aquisição da cidadania pelos povos de várias culturas.
Neste sentido, pensa-se a educação como estratégia para aquisição da cidadania. Simultaneamente, desenvolver nos alunos o sentimento de respeito e solidariedade para um convívio harmonioso. Muitos estudiosos tem apontado uma estreita proximidade entre as narrativas míticas e os contos populares. Sustentam que muitos mitos e tradições, oriundos das mais diversas culturas, vem de seus elementos marcadamente religiosos: mas continuam sendo contados, passando de boca em boca e que, por aí e dessa forma, sofrendo toda sorte de influências e alterações, acabaram por se transformar no que hoje entendemos por contos e lendas. Conforme Pires (2001, p.102):
[...]a Identidade Cultural é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de um corpo de conhecimentos, seus elementos individualizadores e identificadores; enfim, o conjunto dos traços psicológicos, o modo de ser, de sentir de um grupo, que se reflete nas ações e cultura material.
Nesta proposta buscou-se estabelecer uma relação e a utilização de recursos culturais, visando colaborar para que os professores das mais diversas áreas possam refletir sobre, a diversidade cultural é, antes de tudo é um fato que existe de uma grande variedade de culturas que é possível distinguirem rapidamente a partir de observações na falta de conhecimentos entre os alunos ou mesmo os professores.
Muitas lendas, por ser passada
...