Resenha do Documentário Serra da Capivara
Por: nandakrusemark • 23/2/2022 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 895 Visualizações
O documentário Serra da Capivara, com 40 minutos de duração, aborda diferentes aspectos do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sudeste do estado do Piauí, próximo aos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias. A área foi tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991 e abriga um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. Ao longo do documentário, moradores dos arredores do Parque, pesquisadores e trabalhadores da FUMDHAM contam a história da criação do Parque e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua formação. Além disso, o filme ainda aborda a imensa contribuição da arqueóloga Niéde Guidon ao desenvolvimento de trabalhos científicos e ao desenvolvimento da comunidade local.
O documentário inicia com a fala de diversos moradores locais dizendo que sempre conviveram com as pinturas rupestres existentes nas redondezas, mas até então não entendiam o valor e a riqueza que elas representavam. Essas pinturas, de até 40.000 anos atrás, só foram a vir a ser pesquisadas no início dos anos 70, a partir da visita da Dra. Niéde Guidon. A pesquisadora, que teve importância fundamental para os trabalhos científicos que viriam a ser realizados, também teve um papel primordial em ações sociais que dinamizaram e contribuíram para o desenvolvimento da comunidade local, como é abordado no documentário.
Ademais, o filme também ressalta as dificuldades que os idealizadores do Parque e a comunidade local sofreram até que a Serra da Capivara se tornasse um Parque Nacional. Muitos moradores da região tiveram que ser expropriados do lugar onde moravam para que o Parque pudesse existir. Além disso, a indenização recebida pela população desapropriada teve um valor extremamente baixo, o que gerou certa mágoa e ressentimento à comunidade, como disse o agricultor Pedro Alcântara, que hoje vive no Reassentamento Novo Zabelê.
Entretanto, apesar de todas as problemáticas vividas ao longo dos anos, o filme mostra que a criação do Parque teve um grande impacto positivo para a região. Além de incentivar o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local, o Parque Nacional da Serra Capivara possui relevância científica mundial. Isso se deve tanto ao fato das suas pinturas rupestres terem revolucionado uma nova visão da chegada do Homo sapiens ao continente americano, quanto por revelarem diversos aspectos da vida dos pré-históricos. Além disso, o documentário ainda aborda a importância do Parque para a preservação da fauna e flora da região.
...