TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Revolução Industrial

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

Revolução Industrial

Em meados do século XVIII, o padrão de vida era muito baixo, naquela época o trabalho mais importante era a manufatura de lã, pois era um dos grandes alicerces da prosperidade inglesa, em todas as casas encontrava-se maquinas manuais de tear, esse método era chamado sistema doméstico, o mestre tecelão que tinha terras uma boa condição de vida tinha em sua casa os artesãos e alguns aprendizes que trabalhavam ali e ali mesmo comiam e dormia, o mestre tecelão tinham uma ligação muito forte com seus empregados tanto que consequentemente um trabalhador daquela época vivia e morria no mesmo local onde havia nascido, o mestre e a família produziam próprios tudo que consumiam. A mão de obra barata incomodava os empregados, e ainda existia uma lei do governo que proibia os trabalhadores de fazerem greve para reivindicar o aumento salarial o que tornava o relacionamento entre eles desagradáveis.

Em cem anos mais tarde tudo se transformou e o estilo de vida inglês sofreu uma transformação radical, aldeias tornaram cidade e a indústria tomou conta da produção têxtil, e três tipos de maquinas foram essenciais para essa transformação, à primeira foi a maquina de fiação que revolucionou a técnica de produção, transformando a Inglaterra no maior produtor de fios para tecidos, o segundo foi o tear mecânico inventado em 1785, em substituição ao tear manual, aumentou de forma considerável a produção de tecidos, colocando a Inglaterra na liderança mundial da época e a terceira a maquina a vapor cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro e nas embarcações representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.

Assim a Inglaterra passou da manufatura para maquinofatura tornando se a maior nação capitalizada do mundo, produzindo e vendendo seus produtos industriais em todo o mundo.

- A máquina de giro Jenny Foi à primeira inovação técnica importante na indústria têxtil e que abriu as portas para a Revolução Industrial, sendo assim considerado um símbolo da época. Representando a primeira vez na história que um processo de usinagem de produção da fábrica. Essa invenção na verdade começa com a revolução industrial, e que também gerou manifestações de outros trabalhadores que temiam perder a mão de obra por causa dessas maquinas que futuramente abriria caminhos para novas invenções.

- O Tear Mecânico, a partir daí não precisaria mais da força do homem para fazer a maquina funcionar, a força da água movimentaria a maquina, abandonando então o tear manual e o velho sistema doméstico de manufatura, abrindo Caminho também para mais invenções.

- A maquina a vapor, motor aperfeiçoado convertido em uma grande fonte de força, essa era uma força barata e podiam ser utilizados para movimenta todos os tipos de maquinas, a partir daí a maquina de viação e o tear manual foram abandonados.

Os mestres tecelões, semifazendeiros e semi-industriais deram lugar ao capitalista, proprietário de muitos teares e empregador de muitos trabalhadores.

Antes os pais e filhos trabalhavam e recebiam moradia e comida, mas depois das grandes invenções de maquinas os homens, mulheres e crianças pobres tinham de trabalhar nas empresas em uma precarização total, com grande exploração da mão de obra trabalhando mais de 10 horas por dia.

Era essa a civilização prometida pela maquina? Em 1842 o parlamento aprovou a lei das minas, proibindo o trabalho de mulheres e crianças menores de 10 anos em minas de carvão, e em 1847 a leia das dez horas, a jornada não poderia ser superior a dez horas dando uma tranquilidade para o operário para a reivindicação dos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com