Resumo o manifesto do partido comunista
Por: sabia-tiago • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
História
Resumo:
O livro possui uma estrutura simples de leitura, com uma breve introdução e três capítulos contendo ao fim uma rápida conclusão.
O primeiro capítulo chamado de “Burgueses e proletários” aborda todas as diferenças entre essas classes sociais e a suas evoluções com o passar dos anos. O texto além de criticar o capitalismo, realça a sua importância para as mudanças revolucionárias que aconteceram na época.
O manifesto mostra que as classes menos favorecidas eram absurdamente menosprezadas, como se não estivessem incorporadas na sociedade em que viviam.
Já no segundo capitulo o livro aborda a relação entre os partidos e os proletários visando os pontos em comum, como por exemplo, a que da superioridade dos burgueses e a transferência de seu poder nas mãos do proletário. Crítica o regime capitalista expondo questões sobre a desigualdade social e trazia também, neste capitulo, uma lista de como aplicar o comunismo na sociedade e de como se comportar diante de um novo regime.
A terceira parte do Manifesto aborda e critica os diferentes regimes “socialistas e comunistas” dividindo-os em três tipos de socialismo:
-socialismo reacionário, que visava continuar com o método de produção e troca, tinha um ponto de vista mais burguês;
-o socialismo conservador, com um caráter de reforma, mas não pela revolução;
-e o socialismo e comunismo crítico-utópico, que visava mudanças na sociedade através de exemplos e não de batalhas políticas.
A conclusão do livro vem com destaque às questões das propriedades privadas e busca sempre “informar” o quanto importante era a união dos operários em prol de uma única causa, terminando o livro com uma frase célebre: “Proletários de todos os países, uni-vos”.
Bibliografia
O Manifesto do Partido Comunista (Livro), Autor: Marx, Karl; Engels, Friedrich, 1848.
...