A Educação da Criança na Idade Antiga e Média
Por: vlusca • 3/9/2018 • Resenha • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 948 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÀ
PRÒ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÂO
CAMPUS UNIVERSITÀRIO DE SANTANA
CURSO DE LICIENCIATURA EM PEDAGOGIA
José Gabriel Nascimento e Silva
RESENHA 1
A Educação da Criança na Idade Antiga e Média
Trabalho apresentado a disciplina
História geral da educação, ministrada
pelo professor Diniz.
Santana-Ap 2018
DURKHEIM, Èmile.Educação e Sociologia.SP. Editora Vozes. 2011
MARROU, Henri-Irénée.História da educação na Antiguidade.2ed.São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 1971.
BÁRBARA ; DA COSTA, Leila Pessôa . A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA IDADE ANTIGA E MÉDIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Rubiana Brasilio Santa Bárbara é Doutoranda em educação e mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá-Pr. É graduanda em letras e pedagogia, especialista em psicopedagogia e educação especial. Sua produção acadêmica e constituido por trabalhos apresentados em eventos em que foca o ensino-aprendizagem.
Leila Pessôa da Costa possui graduação em pedagogia pela pontificia Universidade Católica de São Paulo (1978), especialização em supervisão escolar e psicopedagogia institucional. Mestrado em semiótica, tecnologias de informação e educação pela Universidade Braz Cubas (2006).
Introdução
A infância é o periodo onde a criança se desenvolve, é a fase de descobertas do mundo, ver, ouvir, sentir, tocar. Mas nem sempre foi assim, antigamente não existia uma valorização da criança como individuo, havia criança, mas não existia o conceito de infância. Na antiguidade, a criança era vista como um adulto em escala reduzida. A educação da criança sempre foi definida pelas expectativas dos adultos e para atender aos interesses, de varias épocas, de diversos povos, sejam eles, atenienses, espartanos, romanos e etc.
Contribuições :
A educação da criança está diretamente ligada ao desenvolvimento humano, uma vez que a criança se desenvolve pelas e nas interações. Portanto o ambiente em que ela está inserida atuará diretamente no seu desenvolvimento.
Objetivos Especificos :
- Relatar o como a educação depende de cada cultura.
- Mostrar que a educação apresenta um papel relevante na vida das crianças.
Objetivo Geral :
- Refletir sobre a visão da criança como individuo e como era a sua educação no inicio da história
Para Durkheim, cada tipo de povo possui uma educação que lhe é propria e que pode defini-la a sua organização moral, politica e religiosa, ou seja, a educação depende da cultura de cada sociedade. Na cidade de esparta, a criança ao atingir a idade de sete anos, tinha sua educação voltada para guerra, sem preocupação com alfabetização. Em Atenas a educação é bem diferente , pois a educação de atenas tinha a participação da familia e a educação era voltada ao amor à pátria e aos deuses, ou seja, a educação de esparta vinha de uma instrução guerreira e de atenas, iniciava-se uma instrução voltada para a escrita.
Em Roma, a educação era bem rigida, para a criança aprender ela tinha que estar sujeita a palmatória, ou seja, a educação romana foi marcada por rompimentos, castigos e pancadas. Para Marrou “estender a mão a palmatória significa estudar“ ,para ele a palmatória era um instrumento eficaz para o aprendizado da criança, pois ela fazia com que a criança “reconhecesse o seu erro“.A educação da criança na sociedade medieval era voltada a igreja, sua educação tinha como principal ensinar com propriedades, respeito as singularidades do processo de aprendizagem, buscar a evolução espiritual contínua e punir com rigor e rapidez os que cometem infrações.Portanto, a educação varia da cultura de cada povo, fazendo com que o modo de ensinar sejam diferentes dos outros.
A educação apresenta um exelente papel na vida das crianças, pois ela é uma forma prática de socializar com as demais pessoas. Por meio da educação, a criança começa a ganhar um bom desenvolvimento, sejam elas,social, econômico e cultural. Além disso, a educação mostra que ela vem de geração em geração, por isso a educação da sociedade antiga e média contribuem de alguma forma para a educação contemporânea, pois se não existem educação nessas sociedades, elas não apresenteriam uma evolução educacional.
...