A Educação no Brasil na Era Vargas
Por: Gabriel GH • 5/4/2017 • Projeto de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
A educação no brasil na era vargas
A organização da República Velha foi interrompida pela Revolução de 1930, chefiada por Getúlio Vargas, o qual permaneceu no poder até o ano de 1954. Uma das ações mais importantes deste período para a educação foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, constituindo uma série de propostas, dizendo que a Educação deveria ser pública, gratuita e laica, que eram lideradas pelo professor Fernando de Azevedo para a melhoria da educação no país, pois afinal a taxa de analfabetismo na época era de mais de 80% da população. Em 1934 é publicada a nova Constituição Federal, determinando que a educação é um direito de todos os brasileiros.
O governo de Getúlio Vargas teve nítida preocupação em censurar e ordenar as ideias divulgadas nesse período. Por isso, criou o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – que regulamentou o material publicado as mídias desta época.
Além do controle das mídias, o DIP também fez uso dos meios de escolares para favorecer o regime e disseminar um sentimento nacionalista. O governo passou a se preocupar com a produção de um material didático que pudesse desenvolver um sentimento nacionalista exacerbado. Dessa forma, o interesse estatal e o amor à nação se fundiam em um mesmo discurso que deveria se configurar harmonicamente.
Em 1942 foram feitas as Leis Orgânicas do Ensino que mudaram áreas do ensino no Brasil e tiveram como grande contribuição a criação do SENAI e SENAC, com foco no ensino profissionalizante.
...