A Historiografia Do Brasil
Por: AUGUSTOINFO • 24/2/2024 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 97 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC
HISTORIOGRAFIA DO BRASIL
AUGUSTO CÉSAR DA ROCHA OLIVEIRA - RA 1720171
PÓLO DE MUANÁ / PA
2019
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho de Prática de como Componente Curricular, é elaborar uma proposta de análise documental com os alunos que dê conta da relação entre a produção historiográfica recente sobre movimentos sociais no Brasil contemporâneo, a cidadania e a construção de discursos contra os movimentos sociais. A escolha deve considerar aspectos dessa disciplina.
- PESQUISA E ANÁLISE DOCUMENTAL
A pesquisa documental é uma técnica importante que ajuda na compreensão da conjuntura histórica, social e cultural de uma comunidade em dado período de tempo, esclarecendo hábitos, costumes, tradições, comportamentos colaborando com o resgate da memória de eventos históricos. Esses trabalhos têm contribuído de modo significativo para a renovação temática e metodológica, ampliando áreas de investigação e renovando marcos conceituais tradicionais.
Para que a pesquisa possa ter um referencial para fins de aprendizado, faz-se necessário a análise do que será pesquisado através dos documentos, no sentido que o pesquisador possa adquirir enriquecimento cultural, buscar o entendimento e fugir dos anacronismos.
Contudo, a pesquisa documental que antecede a análise, deve passar por procedimentos de Pré-análise tais como: delinear objetivos, definir o tema, como e onde será coletado o material documental. Após isso esses materiais serão pesquisados e coletados para se reunir as informações, por último é feito o tratamento do material: é feito a verificação sobre a importância e relevância do que se foi pesquisado dentro do tema e objetivos ora planejados previamente, a partir daí a análise toma “forma” para que se possa ser feita inferências, ou seja, a comparação do que se foi pesquisado com as informações antes comprovadamente verdadeiras.
Percorrendo esse caminho o pesquisador deve realizar a interpretação das análises e extrair conclusões.
- ENSINO E PRODUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS RECENTES SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS E DISCURSOS CONTRA ESTES NO BRASIL
O artigo “Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: crise econômica e crise política”, escrito por Ferraz , 2019; trata sobre os movimentos sociais no Brasil contemporâneo, da primeira década do século XXI até os dias atuais.
O artigo faz menção a movimentos sociais anteriores que deram sustentáculo aos atuais, tais como o movimento dos trabalhadores operários nos períodos das ditaduras de Vargas (1930-1945) e Ditadura militar (1964-1985), sendo estes influenciadores para o processo de industrialização do Brasil.
A autora continua apresentando suas reflexões, enfatizando que os movimentos sociais no Brasil partiram de um idealismo econômico que por fim culmina em desdobramentos políticos e sociais.
E nos últimos anos houve um aumento grande no número de movimentos sociais que deram suporte ao que se chama de ativismo virtual (Scherer – Warnen, 2014), cuja principal característica tem sido o uso das novas tecnologias de informação e das mídias sociais (facebook, twitter, instagram, whatsapp) como formas de comunicação, articulação e divulgação das ideias e bandeiras dos movimentos.
Dentre os movimentos mais recentes podem se destacar: defesa dos direitos dos trabalhadores sem terra (MST), da população negra, das mulheres e da população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, as pessoas intersexuais), onde ainda ocorre um grande debate no tocante de se estabelecer legislação específica as demandas requeridas por esses movimentos.
Como o processo lutas sociais é muito debatido e controverso, no passo que os movimentos ganham força, movimentos contrários também emergem e muitos destes apoiados pelas mídias televisivas, internet, escrita e até dentro das universidades; num processo lento e desgastante.
...