A Kabengele Munanga Rediscutido a Mestiçagem no Brasil
Por: Lucas Ramyro • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 192 Visualizações
FICHAMENTO
Kabengele Munanga - Rediscutimdo a mestiçagem no Brasil. pp. 40-65
4. Os séculos XIX e XX e a questão da mistura das raças na doutrina nórdica.
- Gobineau: contra a democracia e o hibiridismo, que geraria declínio da cultura.
- Seth K. Humohrey e Grant and Stoddart: o cruzamento provocaria a perda do caráter harmonioso, dando origem a todos os tipos de males e imoralidades. (Caso de estrangeiros nos EUA)
- Joseph Widney: a mistura geraria falta de estabilidade e tendência às querelas intestinas e incapacidade em manter estáveis organizações cooperativas. (Caso celta).
# Defensores da mistura:
↪️ O casamento restrito dentro do grupo tende a deteriorar a raça.
↪️ As raças de híbridas São mais rigorosas.
↪️ Só um argumento de ordem social e econômica em favor da imigração.
# Incapacidade dos autores em distinguir três problemas:
1️⃣ Os efeitos da mistura racial independentemente das qualidades das raças misturadas.
2️⃣ Os efeitos produzidos pelo cruzamento das linhagens.
3️⃣ Os obstáculos de ordem psicossocial contra os quais os livros têm geralmente de lutar.
3️⃣↪️ Se a lei ou costumes social relega os tipos de híbridos a posição inferior, suas contribuições sociais estarão abaixo de suas capacidades inatas. Ex.: Castas indianas.
3️⃣↪️ Tudo depende, naturalmente, do meio social.
# Aspectos biológicas:
↪️ Nem a endogamia nem exogamia são prejudiciais. Exemplo dos animais domésticos que podem se desenvolver durante numerosas gerações sem cruzamentos e sem mostrar os mínimos indícios de degenerescência.
# Gobineau:
↪️ Como a e civilizações nascem e por que desaparecem?
✅ Desaparecem porque são degenerados, ou seja, não tem mais o mesmo valor intrínseco.
↪️ Civilização só se desenvolve quando uma nação conquista outra.
↪️ Na mistura, as distinções de raça engendram múltiplas castas sociais; finalmente, o sentido aristocrático e o sentido de superioridade da raça cedem lugar à degenerescência democrática e ao senso de igualdade.
↪️ É possível que as instituições criadas pela raça superior possam manter a civilização por um certo tempo, mas finalmente, ela cairá em decadência.
➡️ O princípio primordial da teoria de Gobineau sobre o nascimento da civilização não é absolutamente a doutrina da pureza das raças, mas a mistura através da conquista: seria condição condição do "progresso", do selvagem ao estado de cultura.
➡️ Gobineau considera mistura o fundamento essencial de todas as civilizações.
🔀 Contradições de Gobineau:
1️⃣ Fala de uma repugnância natural ao cruzamento, uma lei de "repulsão".
2️⃣ Ao mesmo tempo de uma lei de "atração", pela "propensão marcada" que leva as raças ao cruzamento e que a consequência cria e destrói a civilização.
⚠️ Gobineau diz que a civilização nasce de uma boa dosagem na mistura das raças e que uma mistura excessiva a destrói.
5. Ideologias da mestiçagem
# Hitler
↪️ Hierarquia das raças.
↪️ Ontem na mestiçagem como degenerativa e vergonha racial.
↪️ Justifica a conquista.
➡️ Caso da esterilização forçada demais de 900 senegaleses, magrebinos e malgaches estabelecidos nas margens do Reno.
# Anos 30
↪️ França colonial lança ideia da "mestiçagem cultural" em oposição as noções de pureza racial e cultural, de vergonha racial e de hierarquia das raças próprias à ideologia nazista.
↪️ Projeto de aculturação, ou melhor, assimilação, cumprindo função colonial e pedagógica.
➡️ Seghor, um jovem poeta, escreve contra a ideologia da mestiçagem cultural.
Capítulo 02: A mestiçagem no pensamento brasileiro.
➡️ A elite brasileira foi buscar na Europa, tida como desenvolvida, as respostas para propor caminhos para construção de sua nacionalidade, tida como problemática devido à diversidade racial.
➡️ No entanto, na discussão ideológica da mestiçagem para enfrentar o problema nacional, os pensadores brasileiros também elaboraram propostas originais, diferentes dos Estados unidos, América espanhola, Antilhas francesas e Caribe.
# Pensadores brasileiros pós -1888:
Como o fim da escravidão, como transformar os negros como elementos constituintes da nacionalidade da identidade brasileira❓
↪️ As teorias racistas da época provocaram preocupação da elite a influência negativa que a herança inferior do negro pudesse resultar na formação da identidade étnica brasileira.
➡️ Tais elaborações especulativas e ideológicas vestidas de cientificismo ajudam a compreender as dificuldades que os negros e seus descendentes mestiços encontram para construir uma identidade coletiva, politicamente imobilizadora.
➡️ A busca por essa identidade étnica única e a preocupação de vários intelectuais desde a primeira república:
▶️ Silvio Romero,
▶️ Euclides da Cunha,
▶️ Alberto Torres,
▶️ Manuel Bonfim,
▶️ Nina Rodrigues,
▶️ João Batista Lacerda,
▶️ Edgar Roquete Pinto,
▶️ Oliveira Viana,
▶️ Gilberto Freyre, etc.
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