A Pluralidade Cultural
Por: ioneluisa • 16/5/2020 • Dissertação • 659 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
PLURALIDADE CULTURAL
A Pluralidade Cultural é uma questão muito importante a ser trabalhada no ambiente escolar, é uma forma de passar para os alunos que existem muitas culturas além das que eles estão acostumados a ver e ouvir falar, fazendo de forma que eles interajam com a realidade do nosso país, assim descobrindo novas culturas e até mesmo as suas próprias origens, proporcionando ao aluno compreender seus próprios valores e aumentar a auto estima, os Parâmetros Comum Curricular considera que:
O tema Pluralidade Cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. Ao valorizar as diversas culturas presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, cooperando na formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser
prejudiciais. Por meio do convívio escolar, possibilita conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar — e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas. (BRASIL, 1998, p.137).
A escola e os professores têm um papel muito importante de trabalhar a diversidade dentro da sala de aula, porém muitos alunos trazem uma grande bagagem de referencias e de intolerâncias sobre aquilo que é diferente, na maioria das vezes essas referencias são construídas dentro do próprio ambiente familiar, cabe ao profissional da educação tentar mudar essa concepção formulada pela família e pela sociedade. É possível trabalhar valores, tolerâncias, empatia com socialização e atividades que levem os alunos a refletir sobre o assunto levando assim os alunos a repensar sobre seus valores e conhecimentos.
O professor deve trabalhar a pluralidade em sala de aula de forma positiva, de modo a conduzir os alunos a aumentar o aprendizado mutuo a partir das dessemelhanças particulares, promoverem o resgate da pluralidade de línguas, raças e condutas que não devem ser prejulgadas.
O professor deve trabalhar baseando-se em uma educação inclusiva desenvolvendo atividades de interação e multiculturais, projetos que possa se aplicadas não apenas com os alunos mais também que possa se estender as famílias e a comunidade, como conversas, debates brincadeiras, feiras culturais com um objetivo de buscar respeito, tolerância, empatia pelo que é diferente, ou seja, as diversidades culturais, acredito que assim os educadores formarão grandes cidadãos com valores humanos, capazes de respeitar as diferenças e diversidades culturais, étnicas, religiosas, ideológicas ente outras que formam nosso país.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Tema Transversal: pluralidade cultural. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
D'ALMEIDA, Bruno. Práticas Pedagógicas – A diversidade cultural na sala de aula. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nra5S1pvaNo. Acesso em: 16 abr. 2020.
...