A SÍNTESE SOBRE IMPERIALISMO
Por: brwndaa • 18/11/2019 • Resenha • 995 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Instituto Federal da Bahia
Disciplina : História Docente : Cleidiana
Discentes : Beatriz Barcelar, Brenda Sousa, Cláudio Walan, Lucas Freire, Luis Filipe Vieira
Turma : 4131
SÍNTESE SOBRE IMPERIALISMO
O que foi o Imperialismo, e as razões que levaram ao Imperialismo.
O Imperialismo é o nome dado para o conjunto de políticas que teve como objetivo promover a expansão territorial, econômica e/ou cultural de um país sobre outros. Esse termo pode ser usado para fazer menção a acontecimentos modernos, mas é comumente utilizado para se referir à política de expansão territorial e econômica promovida pelos países europeus em boa parte do planeta no século XIX.
O Imperialismo, na definição dada acima, surgiu como consequência das transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução foi iniciada pioneiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e causou transformações profundas. A partir dela, houve o surgimento da indústria, e mudanças nos modos de produção e nas relações patronais aconteceram.
Essa expansão do comércio por meio da Revolução Industrial aconteceu, porque o processo de produção de mercadorias cresceu consideravelmente. Com o crescimento na produção de mercadorias, as nações industrializadas precisaram ampliar seu acesso às matérias-primas utilizadas na produção e também de ampliar a sua capacidade de venda, isto é, eram necessários novos mercados consumidores.
Uma causa que explica, em grande parte, a expansão colonial da segunda metade do século XIX é a busca por novos mercados consumidores.
O imperialismo foi gerado pela necessidade de busca das potências europeias por novos mercados, assim como consumidores e consequentemente fortalecimento da mão de obra. O imperialismo ocasionou diversos impasses entre as potências europeias, sendo uma das grandes causas da primeira guerra mundial, por fim, o imperialismo foi a busca por novos mercados e consequentemente a necessidade de expansão dos territórios.
Colonialismo X Neocolonialismo
Colonialismo:
- Ocorreu entre os séculos 15 e 17, está inserido na época do capitalismo comercial ;
- O alvo do colonialismo era a América ;
- A justificativa para o colonialismo era uma missão religiosa, a catequização, em nome de uma suposta superioridade católica sobre as demais religiões;
- Motivação: Principal foco era o acúmulo de metais preciosos, o chamado metalismo;
Neocolonialismo:
- Ocorreu entre os séculos 19 e 20;
- Colônia localizadas principalmente na África e na Ásia;
- Contexto histórico da 2° revolução industrial;
- Conferência de Berlim: Divisão do continente Africado entre os países “civilizados”;
- Motivações: Busca de matéria-prima; mão de obra barata; mercado consumidor; escoamento populacional e aplicar o capital excedente;
- Darwinismo social: Algumas pessoas vão se apropriar do conceito de Evolução proposto por Darwin e o aplicar à questão social, pois nas cabeças deles a “raça” branca eram superiores às outras “raças” logo, supostamente, eles teriam a missão (chamada por alguns de fardo do homem branco), de civilizar as sociedades que eles consideravam inferiores, eles usavam isso como justificativa (Missão civilizatória);
TIPOS DE DOMINAÇÃO
Colônias: eram governadas diretamente pela metrópole, pelo país europeu. Os Estados designavam um governante para o local, que consequentemente faria parte do império ou do país imperialista.
Protetorado: o local dominado pelo império mantinha seu governo original, porém este governo era aliado a um Estado europeu;
Área de influência: zonas dominadas que possuíam um governo formalmente autônomo, mas que se submetiam a um tratado ou um acordo desigual com algum país europeu. Esse acordo era desigual porque favorecia o país imperialista e não ao país dominado, ou porque foi realizado um acordo
Domínio Econômico: representava uma das formas mais discretas de realização do imperialismo. Neste caso a dominação era efetuada apenas com o domínio econômico da área desejada (com a realização de empréstimos e reserva do mercado consumidor local).
Conferência de Berlim
A Conferência de Berlim foi realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, na Alemanha. Presidida pelo chanceler do Império Alemão Otto von Bismarck, o evento durou três meses e todas as negociações eram secretas, como era habitual naqueles tempos.
...