Analise Livro Didático
Por: Henrique Louvem • 16/11/2021 • Ensaio • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I, TURMA: 2018.2 - NOITE
PROFESSOR(A): DR(a). SERIOJA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
DUPLA: CARLOS MALHEIROS FERREIRA
HENRIQUE SARAIVA LOUVEM
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS “HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO” (2ª E 4ª EDIÇÕES)
JOÃO PESSOA/PB
2019
- FICHA CATALOGRÁFICA DO LIVRO 1
Editoração: 2 estúdio gráfico
Revisão: Afonso. N. Lopes, Denise de almeida, Viviane T. mendes
Capa: Marcia Signorini, Ana Carolina Orsolin
Foto de capa: pintura rupestre de mãos e pássaros em caverna na província Santa Cruz, Argentina, 1997. Hubert Stadler/Corbis-Stock Photos
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Braick, Patrícia Ramos História: das cavernas ao terceiro milênio / Patrícia Ramos Braick, Miriam Becho Mota — 2. ed. — São Paulo: Moderna, 2010. Obra em 3 v. Bibliografia. 1. História (Ensino médio) |. Mota, Miriam Becho. II. Título 09-12427 CDD-907 |
1.1 FICHA CATALOGRÁFICA DO LIVRO 2
Editoração: Apis
Revisão: Bárbara Arruda, Cárita Negromonte, Denise Cerón, Luicy de Oliveira, Rita de Cássia Gorgati, Willians Callazans
Capa: Douglas Rodrigues José
Foto de capa: turista fotografa pintura rupestre no Parque Nacional Serra da Capivara. São Raimundo Nonato (PI), foto de 2010. © Tiago Queiroz/Estadão
[pic 5][pic 6][pic 7]
Braick, Patrícia Ramos História: das cavernas ao terceiro milênio/Patrícia Ramos Braick, Miriam Becho Mota. — 4. ed. — São Paulo: Moderna, 2016. Obra em 3 v. “Componente curricular: História” Bibliografia. 1. História (Ensino médio) I. Mota, Miriam Becho. II. Título 16-00530 DD-907 |
- TEMÁTICAS ABORDADAS NO LIVRO 1
No livro 1, as temáticas abordadas acerca da Mesopotâmia são: os povos mesopotâmicos, a economia e vida social, ciência e arquitetura, religião e literatura, a riqueza arqueológica do Iraque. Assim, no que tange ao tópico sobre os povos mesopotâmicos, são apresentados os sumérios e os acádios, os amoritas ou babilônicos e os assírios ou caldeus.
Em relação à economia e vida social, é destacado a rígida divisão social e a prática de atividades agropastoris, a qual era possível devido à ação coletiva dos trabalhadores. Desse modo, na base da pirâmide social estavam os escravos e os camponeses, além de um grande número de trabalhadores que prestavam serviços à comunidade. Junto a isso, a economia mostra-se também ligada ao artesanato e ao próprio comércio, no qual é visto que o padrão de troca comercial eram barras de metal.
No tópico de ciência e arquitetura, são mencionadas questões como a astrologia, o aperfeiçoamento da matemática e da medicina e o zigurate. Assim, o livro mostra que os sacerdotes mesopotâmicos acreditavam que a vida cotidiana era influenciada pelos astros e que dessa forma, tal influência poderia interferir até mesmo na agricultura. Além disso, é visto também que os mesopotâmicos desenvolveram, por exemplo, a álgebra e a divisão do círculo em 360 graus. Em relação aos zigurates, além de funcionarem como locais para rituais sagrados também funcionavam como celeiros, hospitais, bibliotecas e observatórios astronômicos.
No que versa sobre a religião e literatura, são apresentadas questões como a crença após a morte, a adoração aos deuses e a literatura babilônica. Nesse sentido, o livro apresenta a religião como um fator fundamental na mesopotâmia, bem como as próprias divindades e os templos. Assim, o fato de abrigar bens do morto em sua própria tumba, estava associado a crença de vida após a morte. A literatura babilônica, é destacada pelo fato de ter sido influenciada fortemente pela religião.
Sobre a riqueza arqueológica do Iraque, é comentado o grande número de sítios arqueológicos — muito deles ainda não catalogados e estudados —, e que essa região ocupa a maior parte da antiga Mesopotâmia. Desse modo, os autores destacaram a importância de se preservar estes sítios visto que são importantes e reveladores no que tange ao cotidiano de nossos antepassados.
2.2 TEMÁTICAS ABORDADAS NO LIVRO 2
No livro 2, as temáticas abordadas acerca da Mesopotâmia são: as características geográficas da região, os povos, a sociedade, a economia, a religião e os conhecimentos mesopotâmicos.
No que se refere as características geográficas da região, o livro 2 destaca a expressão “terra entre rios”, a qual se refere ao fato da proximidade que existe entre os rios Tigre e Eufrates da região mesopotâmica. Junto a isso, os autores também enfatizam que enquanto na parte sul o território apresenta um clima hostil para a agricultura, na parte norte a agricultura se desenvolve mais facilmente. Assim, devido aos derretimentos de neve nas montanhas do norte, fato que ocorria em um período do ano, havia cheias que obrigavam as populações elaborarem uma complexa rede de diques, barragens e canais para conter a força da água e também conseguir o aproveitamento para irrigação das lavouras.
...