TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor da biografia Jose de Alenkar

Bibliografia: Autor da biografia Jose de Alenkar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Bibliografia  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia do autor

José de Alencar (1829-1877) foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, onde alcançou enorme sucesso. Seu romance "O Guarani" serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes, que compôs a ópera O Guarani. Foi escolhido por Machado de Assis, para patrono da Cadeira nº 23, da Academia Brasileira de Letras.

José de Alencar consolidou o romance brasileiro, ao escrever movido por sentimento de missão patriótica. O regionalismo presente em suas obras, abriu caminho para outros sertanistas, preocupados em mostrar o Brasil rural.

José de Alencar nasceu no Ceará, em 1º de maio de 1829. Era filho de José Martiniano de Alencar, padre que mais tarde seria eleito senador, e que abandonaria a carreira sacerdotal para unir-se a sua prima Ana Josefina de Alencar. A família de Alencar mudou-se para o Rio de Janeiro, então capital do Império, quando o escritor era ainda criança; na década de 1840, o escritor se mudaria para São Paulo, onde seria aluno da Faculdade de Direito. Mais tarde, ele se destacaria também no cenário político. O primeiro romance de Alencar, “Cinco minutos”, foi lançado em 1856, sob a forma de folhetim.

Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.

Resumo do livro

Paulo era bacharel em Pernambuco e veio para o Rio de Janeiro com o intuito de conhecer a corte, porém, ao chegar ao Rio acaba conhecendo Lucíola, que o encanta com a sua beleza e elegância. No dia seguinte ele torna a encontrar-se com Lucíola em sua casa e pôde desfrutar melhor o diálogo encantador desta mulher que o cativou com seu “ingênuo perfume”. Ambos se apaixonam e passam a conviverem juntos.

Com o tempo Lucíola passa a sentir-se constrangida com relação ao seu passado e com as críticas da sociedade da época, desde então, decide mudar a sua personalidade e o seu caráter, procurando obter-se do prazer e de relações amorosas com o parceiro Paulo, este, por sua vez não consegue compreender a mudança de comportamento de Lucíola, embora passe a respeitá-la e aceitar seus ideais.

Certo dia uma crise de ciúmes de Paulo faz com que Lucíola conte-o sobre seu passado, dizendo-o que se prostituía para comprar remédios para seus pais que estavam doentes com febre amarela. No entanto, quando seu pai descobriu a verdadeira origem do dinheiro a expulsou de casa, e ela foi acolhida por uma amiga chamada Lúcia que logo mais tarde veio a falecer, e no atestado de óbito Maria da Glória como era conhecida à prostituta Lucíola trocou o seu nome pelo da amiga. Os pais acreditavam que sua filha havia morrido, mas, na realidade ela havia apenas trocado de nome e passou a ser chamada por todos de Lucíola.

Enferma e abatida pela doença que tomava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com