Caio Prado
Por: Bruno Oliveira • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Caio Prado Junior
Nascido no dia 11 de Fevereiro de 1907, na Cidade de São Paulo, foi uns dos grandes
Historiadores, Geógrafo, Político e Editor.
Brasileiro. Em 1942 pública sua maior obra “Formação do Brasil Contemporâneo”
- Sentido da Colonização
A Colônia, como uma sociedade sendo que a estrutura e funcionamento foram determinados pelo comércio externo e assim como um mero empreendimento a serviço do capital comercio europeu.
Um processo de colonização das terras Brasileiras pelo reino de Portugal, no século XVI, um fato histórico de forma ampla, global. É o processo mais amplo já conhecido é a expansão marítima significa que os impulsos inicias de colonização se explicariam pela a expansão da empresa Européia, mercantilista que se consolidava naquele momento da Idade Moderna não é só um projeto especifico de desbravamento do mar,mais sim do espírito aventureiro português, além disso tratava-se de buscar alternativas para ampliar o comércio que tinha empecilhos com ordem política e econômica também internas ao continente,a exemplo dos árabes que dominavam o comércio de especiarias.
Caio Prado afirma: “Para Fornecer tabaco, açúcar, alguns outros gêneros; mais tarde ouros e diamantes; depois algodão e em seguida café para o comercio europeu.” Também Precisamos reconstruir o conjunto da nossa formação, colocando-a no amplo quadro, com seus antecedentes, disse três séculos de atividade colonizadora que cauterizam a historia dos pais. (pg. 16)
Ou seja, apenas séculos ter se passado o Brasil evoluiu em alguns sentidos e em outros continua com a mesma idéia de antigamente. Conclusão que autor passa que o Brasil sempre exportou para fora nunca para o próprio país.
Fonte: Livro A Formação Brasil Contemporâneo (Prado Junior Caio) e Info Escola.
Nome: Jeniffer Dominique
RGM: 14044650
.
...