Caso embraer
Por: Ro Borga • 28/9/2016 • Artigo • 812 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
RODRIGO MENNA BARRETO LARANJA GONÇALVES
Trabalho da disciplina Estrategia Empresarial
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Rio de Janeiro
2016
Estudo de Caso:EMBRAER
EMBRAER
A Lider mundial em jatos comerciais
REFERÊNCIA: GUEMAWHAT.PANKAJ, HERRERO. Gustavo A. MONTEIRO. Luiz Monteiro. Breve historia da Embrae: A lider mundial em jatos regionais. EUA. Harvard Business School,2000.
O texto em questão se iniciando situando o leitor no processo de evolução da Embraer que começou no ano de 1994, ano de sua privatização, ano este onde a empresa conseguiu se desvenciilhar das amarras que possuia tendo como seu maior acionista o Governo.
O inicio promissor da empresa começa em sua criação pelo ministério da defesa e com todos os auxilios criados para que esta instituição com 51% das ações governamentais ( sendo controlada pelo governo), auxilios como direcionamento da compra de aeronaves militares, isenção de impostos entre outros gerou um inicio promissor, com altos lucros e crescimento continuo. Infelizmente com o fim do periodo de Guerra Fria, mais corretamente no periodo entre 1989 e 1994 a empresa aliada com um fracasso em um projeto começou a obter um prejuizo astronomico de mais de US$250 milhões, isso em 1990. Prejuizo que foi continuo até 1994 onde a privatização era fator crucial para a sobrevivencia da empresa.
Em 1994 com a assunção da nova diretoria, encabeçada por um dos idealizadores da Embraer Ozires Silva, amargando um prejuizo no periodo de 1989 a 1994 de mais de US$500 milhões, nem com redução drasticas de despesas, cancelamento de projetos a Embraer conseguiria se reerguer, sendo privatizada e iniciando uma nova era. Com a nova diretoria após a privatização o foco foi reorganizar administrativamente a empresa. Reduzindo os custos principalmente com a herança burocratica herdada da gestão governamental, sendo introduzida metodologia de gestão onde foram diminuidos salarios, cargos, tornando a administração mais enxuta.
O foco seria a gestão por projetos, sendo os funcionarios com salarios mais reduzidos agora sendo beneficiados por bonificações por base no desempenho de cada chegando a 25% dos dividendos dos acionistas.
Após o choque de gestão aplicado pela nova diretoria a empresa mais enxuta e voltada a resultados poderia se dedicar a novos projetos indicados por consultorias de grande conhecimento do mercado. Consultoria esta que identificou a Embraer como um potencial concorrente na produção de jatos comerciais para voos curtos de até 50 lugares. Mesmo sendo nova no mercado, seus custos e seu peso eram muito menores que o do concorrente, isso garantiu grande aceitação do produto no mercado e grandes lucros. Este sucesso abriu frente para dois novos projetos um pouco menores, jatos de 37 e 44 lugares.
...