Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Por: Fernando Aguiar • 6/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em História – EAD
Primeira Avaliação à distância – AD 1 - 2019.2
Disciplina: história antiga
25/08/2019
NOME: FERNANDO CESAR RAMALHO AGUIAR |
POLO: MIGUEL PEREIRA |
MATRÍCULA: 13216090007 |
AVALIAÇÃO A DISTANCIA 1 – AD1 – 2019.2
Nas últimas três décadas, os estudos sobre História Antiga no Brasil cresceram significativamente. Centenas de livros foram editados, milhares de artigos foram publicados em periódicos especializados e incontáveis congressos foram realizados. O Brasil descobriu a História Antiga, um campo da historiografia que está bem consolidado e que não para de crescer.
Há uma pergunta, no entanto, que não deixa de ser importante e que faz parte das reflexões sobre nosso ofício: por que estudar História Antiga no Brasil? De que maneira as experiências dos povos antigos, em particular dos gregos e romanos, é relevante para a compreensão de nossa História e de nossa vida em sociedade? Muitos refletiram sobre isso e gostaríamos de convidá-lo a refletir também. Nesse sentido, essa avaliação propõe que você escreva uma reflexão baseada no tema A importância de estudar História Antiga no Brasil.
O texto deve ter entre duas e quatro páginas (Fonte Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5). Para fins de avaliação, serão valorizados:
1) A pesquisa bibliográfica, discutindo ideias de autores que já refletiram sobre o problema.
2) A boa organização da narrativa. É preciso indicar claramente a proposta da redação nos primeiros parágrafos e cumprir os objetivos estabelecidos, sempre argumentando com objetividade, coesão e correção gramatical.
3) O posicionamento do aluno diante do problema. Por se tratar de uma reflexão, é importante que a crítica do autor se manifeste no texto, indicando seus pontos de vista e ideias a respeito do problema.
Alguns portais e sites de indexação de periódicos podem ajudá-los a pesquisa artigos sobre o tema:
- Google Acadêmico: http://scholar.google.com (em vários idiomas);
- Portal de Periódicos CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br (português);
- Scielo: http://www.scielo.org/php/index.php;
- Dialnet: http://dialnet.unirioja.es (espanhol)
- Jstor: http://www.jstor.org (inglês)
- Persée: http://www.persee.fr (francês)
A importância de estudar História Antiga no Brasil.
O Estudo da História Antiga, é um mergulho temporal, é o encontro com povos e culturas antigas, que existiram a um longo tempo. E nesse pequeno estudo, mostraremos a importância do estudo da história antiga no Brasil, porém antes faremos um breve resumo sobre o estudo da história antiga num modo geral, para logo observarmos o nosso foco. Para dar esse salto para temporal para trás, dentro da história antiga, temos que definir e nos remeter a um inicio, mas qual seria inicio da história antiga !? Pois para procurarmos origens, poderíamos sempre buscar fundamentos e recuar cada vez mais dentro da história até chegarmos no inicio de tudo. Porém não chegaríamos a lugar algum, então assim sendo, usaremos nosso tempo atual, nossa atual sociedade, para voltarmos e fazer o recorte que queremos aprofundar, que é a história antiga.
A história antiga, como qualquer outra forma de estudos de história, é de grande interesse para o nosso mundo atual, e a nossas vidas aqui presente, pois quando se busca o passado, é uma tentativa de compreensão do mundo atual, podemos ver ao nosso redor, todos os valores que a sociedade nos agrega, sendo eles, leis, instituições, crenças, regras, dentre tantas outras, que certamente sempre estiveram por aqui antes de nossa existência, e que se altera e se reconstrói, como muitos outros elementos desse mundo atual, que existem a tanto tempo que não nos cabe defini-los.
Em questões de heranças históricas, que fazem parte dos nossos cotidianos, porém não nos damos conta de há quanto tempo estão entre nós, podemos citar a nossa própria fonte verbal de expressão comunicativa, a língua portuguesa, que existe muito antes de nós, e aprendemos a nos comunicar por meio dela. Esse é um exemplo de uma transformação constante, e que continuara se transformando de acordo com as necessidades e adaptações da sociedade e de grupos que a utilizam.
Assim como no mundo atual, estudiosos de vários continentes estudam a história antiga, e no Brasil também não seria diferente, estudantes e pesquisadores se debruçam sobre a história antiga, e cada vez mais, tem tido apoio de instituições e universidades que financiam estudos sobre a historia antiga.
...