Ciclo da Cana de Açúcar
Por: Bruna Matias • 17/11/2021 • Projeto de pesquisa • 344 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
- Compare a produção de cana de açúcar brasileira no período colonial com as dos dias de hoje, destacando semelhanças e diferenças.
Quando começou a ser implantado no Brasil, o cultivo da cana-de-açúcar tinha como objetivos principais povoar a região, assegurando o domínio sobre o território e lucrar, abastecendo o mercado externo consumidor. Sendo assim, esta atividade era o grande pilar econômico, político e social de toda a nação brasileira.
Os proprietários de engenhos formavam a elite da época e possuía maior poder aquele cuja produção fosse mais eficiente. Dessa forma, os senhores faziam de tudo para que o plantio fosse melhor aproveitado a um baixo custo. Escravizados trazidos da África eram explorados nas lavouras com um plantio braçal e sem uso de técnicas agrícolas avançadas. Portanto, a maior fonte de riquezas da colônia era sustentada por um sistema repleto de conflitos socias e desavenças.
Atualmente, o Brasil não possui um domínio de monopólio na produção de açúcar mundial como nos tempos coloniais, no entanto sua economia não está mais centrada em somente uma atividade. O país conta também com direitos para os trabalhadores, o que vai contra o antigo sistema do engenho. O trabalho é livre e automatizado, hoje tem mais poder aquele que possuí maior produtividade em suas terras com atividades desempenhadas por máquinas cada vez mais modernas.
2-Aponte a importância da produção de açúcar no Brasil atualmente, no cenário nacional e internacional.
A produção agrícola em geral no Brasil, passou a desempenhar cada vez mais o papel de alimentar a população local ao invés de gerar renda para as famílias brasileiras. Com a substituição dos trabalhadores do campo pela tecnologia, produzir açúcar no Brasil ficou mais rápido e barato.
Sendo assim, por mais que envolvam o uso de tecnologias estrangeiras durante a produção produzir o açúcar em território nacional garante o alimento a baixo custos alfandegários para seus habitantes. Além da possibilidade de lucrar no exterior com a venda de um produto base, alimentando o planeta e zerando dívidas em relação ao capital estrangeiro pela compra de maquinários para o cultivo do açúcar.
...