ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: dandan157 • 20/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.044 Palavras (17 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA
DANIEL MONTEIRO DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –
– OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 2]
Itaperuna
2017
DANIEL MONTEIRO DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –
OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I (100 horas)
Professor Orientador: Aline Vanessa Locastre
Tutor a distância: Carlos Roberto Ballarotte
Tutor presencial: Rafael Guimarães Novato
Pólo de Apoio Presencial: Itaperuna
Itaperuna
2017
2- ESTUDO DE ARTIGO
O artigo entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental nos apresenta que a transição da quarta para quinta série, ou seja sexto ano é acompanhado por várias mudanças significativas para os alunos sendo que as primeiras séries do ensino fundamental público são os muncípios, os responsáveis e as séries finais do ensino médio ficam a cargo do Estado.
Essas mudanças vem acompanhadas de novos desafios, mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofudados, escola nova.
Várias questões envolvem a mudança de um sistema pelo outro entre eles o ensino de História, antes o professor usava ferramentas simples, para fazer com que o aluno compreendesse o longo processo histórico. Agora o professor necessita passar por um processo de construção de um pensamento crítico para auxiliar e inseri-los nesse processo de aprendizagem que os alunos passam de um sistema para o outro iniciando uma nova vida escolar deixando a rede municipal para trás, onde recebe um diploma considerado-o apto a entrar na rede estadual de ensino. Essa transição acontece do quinto para o sexto ano.
Aprender História significa contar a história,isto é,significa narrar o passado apartir da vida presente. O principal objetivo é elaborar uma orientação relacionada com construção da identidade de cada um e também,organizar a própria atuação nas lutas e ações do presente individual e coletivamente(SCHMIDT,2009,p.37). O pensamento histórico deve ser objeto do ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental e preciso aprimorar o pensar histórico,que pode ser evidenciado nas formas como os indivíduos entendem o conhecimento histórico.
O livro didático e a seleção de contúdos que o professor utiliza já determina e dá apoio as habilidades ou operações mentais de cunho mais didaático do que mais relacionadasao pensamento histórico. As aulas de História se concretiza por aquilo que está no texto,ou seja, no livro didático.O livro didático é a ferramenta para a aula, isto é um suporte para o que vai ser ensinado.Esses alunos no entanto passa a ser avaliado de forma diferentes para que eles se adaptar a essa nova realidade é muito importante o auxilio para que ocorra a continuidade das propostas de aprendizagem onde esses alunos são submetido.É nesta etapa de transferência de série e escola que muitos desistem por não se adaptarem a essa nova fase e realidade da vida.
Muitos educadores acabam criando uma barreira psicologica com comentários impróprios ao invés de prepara-los com conselhos e conversas para essa transição para o sexto ano. O artigo em si trás uma análise que o professor nas séries iniciais não tem formação da área especifica deve fazer a iniciação do aluno em todas as matérias somente a partir do sexto ano o professor é obrigado a ser graduado em licenciatura da matéria da qual ele leciona,isto é o aluno deve ser levado a conhecer a história,pois ele agora tem um professor preparado e capacitado em história.
A maioria dos professores de História baseiam suas aulas nos textos dos livros didáticos. Os livros devem oferecer conteúdos com explicações simples,claras e objetivas, pois o professor norteia suas aulas com o livro didático. Mas deve procurar diversas maneiras de explorar o entendimento do aluno com formas criativas e diferentonas.
Nesse processo o professor deve dar espaço ao aluno para participar, expresando opiniões, acrescentando, participando, mas sobretudo o professor tem o dever de aguçar a capacidade do aluno de pensar e ser crítico.
.
2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA (anexo 1)
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Centro Educacional Cantos Dumont
Endereço: Rua Apolinario Cunha, Nº 52, Cidade Nova
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular (X)
Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite ( )
Séries ofertadas: Maternal ao 3º ano do Ensino Médio
Número de alunos: Aproximadamente 350
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos
Salas de aula (X): 15
Secretaria (X)
Pátio interno (X)
Pátio externo (X)
Quadra coberta (X) Quadra aberta ( )
Refeitório (X)
Cozinha (X)
Sanitário feminino (X)
Sanitário masculino (X)
Sanitários para professores (X)
Biblioteca (X)
Sala de vídeo e TV (X)
Sala de leitura (X)
Laboratórios (X) especificar: Laboratório de Química, Biologia e Informática.
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: Aproximadamente de 20 a 25 carteiras.
Quadro negro (X)
Bebedouros (X)
Mimeógrafo ( )
Copiadora (xerox) (X)
Televisão (X) quantas 1
Vídeo (X) quantos 2
...