Fundação da Cidade de Natal
Por: Raevotril • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.466 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
- Curso de Turismo[pic 1]
Professores: Carla Genuncio
José Umbelino Júnior
Tema: E assim nasceu a cidade do Natal...
“Nasci na rua, criei-me olhando o Potengi, o monte, as praias, os mangues. Queria saber a história de todas as coisas... Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento”. Luís da Câmara Cascudo
Aula Campo: Dia 18 de Março de 2017 (Sábado)
Horário: 08:30 hs
Local: Em frente a Igreja Nossa Senhora da Apresentação.
Perfil da cidade
Fundação: 25 de dezembro de 1599.
Localização: Nordeste do Brasil; com coordenadas de 5° 40’ 51” S e 5º 55’ 07” S de
latitude sul, 35º 08’ 16” W e 35º 18’ 20” W de longitude oeste de Greenwich.
Altitude: 30 m.
Área: 169,0 Km².
População: 774.230 hab. (estimativa para 2005 do IBGE-2007).
Índice pluviométrico anual: 1.456,6 mm.
Clima: Tropical úmido com chuvas no inverno e verão seco.
- Temperatura média anual: 26,2°C.
Fortaleza dos Reis Magos - sua construção foi iniciada em 6 de janeiro de 1598 (dia dos Reis Magos), pela esquadra colonizadora de Manoel Mascarenhas (capitão-mor de Pernambuco), em cumprimento às cartas régias de Felipe II, na época em que os reinos da Espanha e Portugal estavam unificados (União Ibérica).
- Roteiro para aula Campo[pic 2]
- Figura 03 - Planta baixa da cidade. Delimitação correspondente ao antigo perímetro urbano de Natal.
- Fonte: arquivo da SEMURB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.
Delimitação: Cruzeiros de Posse
Marco sul - Santa Cruz da Bica
Marco Norte -atual Praça das Mães
- Santa Cruz da Bica – Atual Rio do Baldo, velho rio da Bica, rio de Beber.
- Voluntários da Pátria – Antiga rua da Cruz, até 1700 havia duas ruas em Natal-Rua Santo Antônio (o Caminho de Beber) e Rua da conceição (da cadeia).
- Igreja do Galo (Igreja de Santo Antônio) - Trata-se da terceira igreja mais antiga da cidade, de estilo barroco, inicia a construção por volta de 1763 e é concluída em 1766. A denominação de Igreja do Galo deve-se à escultura de um galo (1799) em sua fachada principal, o qual foi doado pelo Capitão-Mor Caetano da Silva Sanches, que governou a Capitania do Rio Grande de 1791 a 1800 e era devoto de Santo Antônio. Destaque para o belíssimo altar esculpido em cedro. Anexo à igreja funciona o Museu de Arte Sacra. Em 29 de março de 1983 foi tombada a nível estadual.
- Palácio Episcopal
- Convento Santo Antonio (em 1929, funcionou o Colégio Santo Antônio Marista)
- Memorial Câmara Cascudo - é uma construção do século XVIII erguida para servir de sede ao Real Erário. Foi reconstruído em 1875 para servir à Tesouraria da Fazenda. Já serviu também para uso do Quartel General do Exército Nacional até 1977, e desde 1987 abriga o Memorial.
- Câmara Cascudo – 1898-1986 (Professor, Historiador, Advogado, Membro de todos os IHGB, fundador da academia de letras do RN).
- Fundação da Cidade de Natal - Jerônimo de Albuquerque, fundou em 25 de Dezembro de 1599, meia légua acima da fortaleza, o que passaria a se chamar de Cidade do Natal (em homenagem à data).
- Praça André de Albuquerque-A Praça André de Albuquerque é o mais antigo logradouro público da cidade, local de sua fundação a 25 de dezembro de 1599. Anteriormente abrigava o pelourinho, em 1888 assumiu este nome em homenagem ao líder e mártir da Revolução de 1817, André de Albuquerque Maranhão. Em 1917 foi erguido o obelisco (coluna dos mártires).
Marco Zero -rosa dos ventos, o marco zero da cidade de Natal: Latitude Sul 5º 47’ 40” oeste- 35º12’ 34”
- Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Antiga catedral, primeira igreja mais antiga da cidade, foi erguida em 1694 no mesmo lugar onde existia uma capelinha de barro construída pelos holandeses. Arqueólogos descobriram recentemente pinturas originais dos séculos XVII e XVIII, encobertas para 18 camadas de tinta. A imagem da padroeira encontrada em 1753 boiando em um caixote no Rio Potengi, encontra-se hoje na nova catedral. Essa igreja servia como referência às embarcações que chegavam na cidade.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Foi construída por volta de 1714 e é a segunda igreja mais antiga da cidade, pelos escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário e sua localização privilegiada fica num platô de onde se avista todo o estuário do rio Potengi, no Largo do Rosário.
- O Instituto Histórico e geográfico e seu anexo, maior acervo cultural e da história do RN, inclusive, externamente, tem um pelourinho, uma coroa (símbolo do império) e a Coluna Captolina que data 2500 anos;templo de júpiter Chega à natal nos anos 30 , 1º local – porto da Ribeira, em frente a cadeia pública, Baldo.
- Museu Casa Café Filho - foi construído entre 1816 e 1820 por José Alexandre de Melo. Chamado de Sobradinho e também de Véu de Noiva, pela forma em declive acentuado de seu telhado, foi residência até o início do século XX, passando a ser sede do Sindicato dos Trabalhadores e da Banda de Música. Adquirido pelo governo do estado em 1960, foi tombado e restaurado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passando a abrigar o Museu de Arte e História do Rio Grande do Norte, de 1965 a 1978. No dia 12 de março de 1979 passou a sediar o Museu Casa Café Filho, onde este fez militância política, criou e presidiu por dois anos o Sindicato dos Trabalhadores.
- Praça Sete de Setembro - também conhecida como Praça dos Três Poderes, possui um monumento que simboliza vitória, em homenagem à Independência do Brasil.
Mulher=Pátria; Homem= Defesa da Pátria – Louro= Vitória
“O RN fortalecido pela luta contra a natureza e amparado pelo vigor dos seus filhos será sempre um pequeno mais incansável operário da união e da grande Pátria.
Sejam quais forem os seus cuidados, quer o infortúnio te atormente, quer a felicidade te eleve, terás sempre a pátria ante os olhos, por ela darás a tua inteligência, as tuas forças e até a vida.”
...