História Da Cidade De São Paulo
Casos: História Da Cidade De São Paulo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: zezeamaral • 16/2/2014 • 362 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Os fundadores foram os jesuitas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, um grupo de 250 jeusuitas. A cidade de São Paulo foi chamada de Serra de Parapiacaba,, depois São Paulo de Piratininga, em 1560 Vila de São Paulo e em 1823 Imperal Cidade de São Paulo e depois do Imperio Cidade de São Paulo. Fundada em 25 de janeiro de 1554. Vieram de Portugal. O lugar foi escolhido por seu clima agradável e sua vegetação do campo, e suas águas limpas e abundantes. E o principal pela presença na região de uma numerosa população indigena.
A principal atividade era cristianizar a população indigena, combinavam trabalho e religiosidade.
os indios resistiram a ocupação pois não queriam integrar a força de trabalho da colonização espanhoa. e os jesuitas não admitiam perder as terras por eles cultivadas. E o conflito abriu espaço para o inicio das Guerrras Guaraniticas.
Ao redor do colégio formou-se uma pequena povoação de índios convertidos, jesuítas e colonizadores. Em 1560, a população do povoado seria expressivamente ampliada, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, os habitantes da vila de Santo André da Borda do Campo são transferidos para os arredores do colégio. A vila de Santo André é extinta, e o povoado é elevado a esta categoria, com o nome de "Vila de São Paulo de Piratininga". Por ato régio é criada, no mesmo, ano, sua Câmara Municipal, então chamada "Casa do Conselho". É provavelmente nesse mesmo ano de 1560 que é criada a "Confraria da Misericórdia de São Paulo" (atual Santa Casa de Misericórdia).
Em 1562, incomodados com a aliança entre guaianases e portugueses, os índios tupinambás, unidos na Confederação dos Tamoios, lançam uma série de ataques contra a vila. A defesa organizada por João Ramalho impede que os tupinambás entrem em São Paulo, e os obriga a recuar, em 10 de julho do mesmo ano.
Ainda em 1590, com a iminência de um novo ataque a cidade novamente se prepara com obras de defesa, e é claro que nesse ambiente cheio de incertezas a prosperidade se torna impossível. Mas na virada do século XVII a situação se acalma e se consolida o povoamento, nas palavras de Alcântara Machado:
...