Laranja Mecanica
Por: Fabricio Cauduro • 4/5/2015 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Professor: Teresinha Bastos Scorsato
Disciplina: Psicologia da Educação
Aluno: Fabricio Cauduro
Laranja Mecânica e a Psicologia
O brilhante, inspirador e polêmico filme Laranja Mecânica, do diretor grande Stanley Kubrick, retrata uma sociedade inglesa do futuro, ameaçada por gangues e criminosos perturbadores da ordem social.
O filme conta a história de Alex, um jovem inglês que é líder de um grupo de delinquentes que cometem todos os tipos de horrores durante as madrugadas: espancamentos, brigas com grupos rivais, assaltos, estupros e até mesmo assassinato. Após ser traído por sua gangue, o jovem Alex é preso e condenado a quatorze anos em detenção por assassinato.
Alex então é submetido a diversos tipos de drogas e seções de filmes com teor de violência e sexualidade elevados. Estas drogas associadas com o estimulo visual e sonoro, provocam em Alex, fortes dores de cabeça, náuseas e medo. As repetidas seções de filmes fazem ele, não mais praticar atos violentos.
Na questão do filme com a Psicologia, vemos uma clara manifestação do Behaviorista. Em várias partes do filme observamos a utilização dos métodos behavioristas, como por exemplo, a associação do ato violento com o desconforto em seu organismo, o que é no Behaviorismo é chamada de teoria comportamental.
A ideia do filme é mostrar que mesmo depois de todo o processo e sofrimento passado pelo jovem Alex na tentativa em transformá-lo em uma pessoa mais equilibrada não foi possível obter nenhum resultado significante. Isto porque o jovem Alex nasceu daquela maneira, e por isso não pode ser “modificado”, sendo responsável por suas próprias ações.
Referências:
KUBRICK, Stanley. Laranja Mecânica. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Stanley Kubrick. Reino Unido e EUA, Warner Bros, 1971. Longa metragem, 2h 18 min. Ficção científica , Drama , Suspense.
...