Livro: “O Diário de Anne Frank”
Por: andrebisppp • 6/5/2015 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
Livro: “O Diário de Anne Frank”
Ano: no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944
Autora: Anne Frank
RESUMO
O livro relata a vida de uma menina judia de 13 anos que a princípio morava na Alemanha, mas ao decorrer de sua vida a família foi obrigada a ir para Amsterdam, na Holanda. Anne tinha uma irmã mais velha chamada Magort; ela cita em várias passagens do livro a sua aproximação com o pai, Otto Frank, porém é evidente que tal sentimento não se aplicava a sua mãe que demonstrava a preferência pela filha Margort: era ela mais velha, mais inteligente e sensata.
Ao ganhar o presente de aniversário – um diário - dado pelo seu pai, Anne Frank descreve seu cotidiano escondida da perseguição Nazista aos judeus na Segunda Guerra Mundial; em palavras singelas, a garota começou a narrar a rotina deste período de muita angústia e sofrimento enfrentado por sua família e amigos, dentre eles, Peter: um jovem que se tornou seu melhor amigo, Bep Voskuijl e Miep Gies: cederam um refúgio que foram exatamente 2 anos de isolamento e esperança. Estava localizado em um porão que ficava atrás de uma prateleira móvel do escritório onde Bep e Miep trabalhavam. A partir desse período, esse cenário serviu para a jovem transcrever tudo que via e sentia para sua obra tão grandiosa.
Depois de alguns anos, os oficiais da Gestapo (polícia secreta de Hitler) descobriram o esconderijo de Anne Frank e família, prendendo-os e encaminhando-os para os temidos campos de concentração. Anne foi encaminhada para Bergen-Belsen, na Alemanha, morreu de tifo em março de 1945.
Portanto, Anne Frank foi uma garota sonhadora que apesar de viver de forma precária e injusta, sonhava com dias melhores, fazendo a sua história ser considerada um dos relatos mais importantes sobre o Holocausto no século XX.
...