Resenha diario de Anne Frank
Por: isahcarthairs • 6/6/2017 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 1.193 Visualizações
Resenha
Annelise FRANK. O Diário de Anne Frank
Annelise Frank nasceu na cidade alemã em Frankfurt, na qual morava com seus pais de origem judia (Otto Frank e Edith Frank) e a irmã (Margot Frank). O diário de Anne Frank narra sua historia no período nazista, por meio de singelas palavras, a garota de apenas 13 anos descreve seus anseios, medos e paixão. Em 14 de julho de 1942, as famílias Frank e Van Pels, por medo da repressão de Hitler, refugiaram em um anexo secreto em um prédio comercial no centro de Amsterdam com a ajuda de amigos.
Durante o período de 1942 até agosto de 1944 Anne relata em seu diário acontecimentos vivenciados no anexo, lugar onde moravam oito pessoas e a tensão era enorme para manter o silêncio durante o dia, pois poucos funcionários sabiam da existência do esconderijo. Conforme os dias foram passando, a convivência entre as famílias tornou-se difícil e conflituosa, pois sra Van Daan se sentia desconfortável com o temperamento de Anne, gerando certa implicância com a menina.
Com o amadurecimento, Anne, psicologicamente sentia-se sozinha e desamparada pelos pais, sem citar a sua aversão pela mãe e sua distância pelo o pai ao qual no início era próxima. Com a monotomia de estudos, reclamações e agonias a autora submeteu-se a uma depressão, doença essa que foi acalentada por sua descoberta da paixão na adolescência por meio de Peter (filho dos Van Daam). O livro tem seu término no dia 1 de agosto de 1944, três dias após, a polícia de segurança alemã encontra o anexo secreto e todos são enviados para campos de concentração distintos. Anne e a irmã contraem Tifo e logo após a morte da Margot (irmã) a autora com tamanha tristeza padece.
Na obra descrita é perceptível o crescimento tanto da maturidade da autora como da sua escrita. Mesmo na década de 90 os ideais de ser uma mulher livre que trabalha e tem sonhos são ideias muitos avançados para a época, mas ela já as cultivava. Anne descreve sua dificuldade em busca do descobrimento de si mesma de um modo contraditório, porém e impossível não torcer por final feliz. É um livro do comportamento humano sobre os valores e nos traz a reflexão da barbárie humana.
...